Para competir no nicho de veículos especiais para serviços em mineração e construção civil pesada, Mercedes-Benz traz para o Brasil seu modelo Arocs, desenvolvido exclusivamente para operações deste tipo.
O mercado nacional, especialmente mineração, já esperava e estava tudo certo para a Mercedes-Benz finalmente trazer o caminhão Arocs para o Brasil neste ano. Promessa é dívida: a montadora alemã anunciou a produção do modelo no País, por ora, em versão única e, naturalmente, a mais procurada por quem trabalha com mina e construção: 8×4. O Arocs assume lacuna deixada pelo Actros 4844 8×4 que deixou de ser fabricado no País.
Os Arocs, já bem conhecidos na Europa, fazem parte da família de caminhões off-road para serviços pesados da Mercedes-Benz. No famoso Rali Dakar, do ano passado, em uma ação campeã de marketing global, a marca colocou um modelo com tração 8×8, não na competição, mas para trabalhar resgatando veículos atolados nas traiçoeiras areias fofas dos desertos da Arábia Saudita. O caminhão ganhou notoriedade ao resgatar mais de 100 veículos dos quais dezenas de caminhões (muitos de outras marcas).
Para não dar dicas para suas concorrentes suecas (Scania e Volvo), deixou claro que ainda não vai revelar os clientes. Até porque, obviamente, encomenda não é exatamente negócio fechado.
A Mercedes-Benz mira no mercado perdido com a saída do Actros 4844 e projeta potencial de mil unidades por ano do Arocs 8×4. “O Arocs 8×4 é a evolução da marca no segmento off-road, que atendíamos, até pouco tempo, com o Actros 4844 8×4”, comenta Leoncini reforçando que a montadora fez uma grande engenharia adaptativa no modelo para atender as necessidades do mercado nacional.
“Diferente dos erros que comentemos com o Actros 4844, ao trazê-lo da Alemanha sem engenharia local, com o Arocs promovemos diversas adaptações para torná-lo tecnicamente preparado para atuar nas minas e na construção civil pesada”, diz Leoncini.
“Ou seja, esse off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”.
O Arocs tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. E é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.
Trem de força conhecido
Equipado com o motor OM 460 LA de 13 litros, o mesmo utilizado no Novo Actros, oferece potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm. O câmbio automatizado é o PowerShift G340 de 12 marchas, foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, e reforçado com engrenagens mais largas para aumentar a robustez, ainda assim, segundo a Mercedes, oferece troca de marchas suaves e rápidas.
Este câmbio se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, o que resulta em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa. A caixa da Mercedes oferece três modos de operação: Economy – Condições de uso leve, com piso bom e trecho plano. Exemplo: caminhão vazio. Neste caso, as trocas de marcha buscam melhor consumo de combustível. Standard – Condições de uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado. As trocas de marcha também buscam melhor consumo de combustível e Power Off-road – Condições e uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado. Permite maior controle do veículo por meio do pedal do acelerador.
A tomada de força com rotações mais baixas do motor assegura menor tempo de basculamento da caçamba. Como decorrência, otimiza o descarregamento do caminhão. O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, garante a força já amplamente reconhecida no mercado. A robustez está refletida na capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.
A robustez do Arocs 8×4 também está presente em elementos como a embreagem bidisco de 440 mm, com torque máximo de até 3.300 Nm, solução consagrada na mineração. A espessura de cada disco é de 3 mm. Essa embreagem oferece longa vida útil e mais disponibilidade do veículo, ou seja, mais rentabilidade para o cliente.
A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção. As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.
Já a suspensão traseira do Arocs foi melhorada para garantir a máxima durabilidade e confiabilidade. Ela conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Oferece melhor estabilidade, maior rigidez e, portanto, vida útil mais longa. Também dispõe de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”.
Ainda com foco em robustez, o Arocs vem equipado com pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas. O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. O sistema elétrico foi preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.
O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico.
Esse basculante extrapesado oferece proteção contra comprometimento funcional ou danos aos componentes do freio devido à sujeira, produtos a granel e outros, uma vez que o design fechado evita a entrada de detritos ou sujidades.
O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives. O off road também vem com com freio de estacionamento eletrônico e função Hold cuja função é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Pode ser desativada pelo motorista por meio de tecla. A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O Hold é ativado automaticamente quando o motor é desligado e também pode ser ligado e desligado por meio de alavanca na cabina. Um diferencial do freio de estacionamento eletrônico é o seu acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado. Esse sistema garante maior segurança à operação.
Para atender os pedidos dos clientes que ajudaram a engenharia da Mercedes a fazer as adaptações para o mercado nacional, o Arocs conta com retarder a óleo. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm.
Os tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros do Arocs são fabricados em material plástico de alta resistência. Suportam pequenos impactos sem sofrer ruptura e sem deformações residuais.
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