No estúdio TranspoData, tivemos a honra de receber duas feras do transporte rodoviário: Urubatan e Tayguara Helou, o que era para ser uma entrevista sobre gestão, sucessão, a rotina de duas gerações trabalhando juntas e liderando um dos maiores grupos especializado em transporte e logística, acabou sendo um encontro especial, daqueles que não queremos que acabe.
Michael Bogajo é especialista no combate às fraudes digitais. Atualmente é Head de Prevenção à Fraude da FreteBras. Bogajo tem mais de 10 anos de experiência atuando na prevenção à fraude digital e gestão de risco. Confira, o que vem sendo feito para dificultar este tipo de bandidagem e as dicas para não cair em golpes on-line.
O objetivo da Scania é ser líder na mudança para um sistema de transporte sustentável. No seu aniversário de 65 anos no Brasil, a empresa criou um kit de itens para o caminhão R 450 e R 540 e está expandindo a fabrica de motores no País. E também planeja produzir motores elétricos para caminhões e ônibus em São paulo. Os veículos elétricos a bateria serão a principal ferramenta para impulsionar essa mudança e permitir soluções de transporte descarbonizado com melhor economia de transporte para os clientes.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus abriu a primeira concessionária que nasce com o novo conceito desenvolvido especialmente para atender às demandas do e-Delivery, o caminhão elétrico da marca. O trabalho exige mecânicos treinados e autorizados pela VWCO, que contam com todos os equipamentos de proteção individual necessários para o manuseio do veículo elétrico.
GIRO MERCEDES-BENZ – Mercedes-Benz apresenta o e-Actros, caminhão elétrico para médias distâncias
A Mercedes-Benz está constantemente criando novos veículos elétricos e, em setembro, a versão LongHaul do eActros será lançada. O eActros LongHaul é a versão top do Actros, que é utilizado para cobrir grandes distâncias. A Mercedes-Benz diz que o eActros LongHaul será produzido em grande número a partir de 2024, mas alguns já estão sendo testados nas estradas da Europa.
A Volvo começa a testar caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Tecnologia permite gerar eletricidade a bordo e veículos podem alcançar até 1.000 km, emitindo apenas vapor de água. Para descarbonizar o transporte, a Volvo Trucks já oferece na Europa e Estados Unidos caminhões elétricos a bateria. E até o fim desta década mais uma opção neutra em CO2 estará disponível: caminhões elétricos a célula de combustível movidos a hidrogênio.
A Cummins e a Komatsu assinaram um termo de colaboração para o desenvolvimento de equipamentos de mineração livre de emissões. Parceiras de longa data, as empresas se debruçaram em tecnologias de propulsão limpas, o que inclui células de combustível de hidrogênio para caminhões de grande porte. Com base em um legado de parceria de motores a diesel em uma ampla variedade de equipamentos de mineração e construção, a Cummins e a Komatsu se concentrarão inicialmente em tecnologias de energia de emissão zero.
A ZF anunciou recentemente sua nova oferta de caixas de transmissão para o Brasil, que será apresentada em novembro, na Fenatran. Os produtos envolvem a produção de uma nova versão da caixa automatizada Traxon e a homologação para produção nacional da caixa, 9AS Ecotronic, que é importada da Alemanha.
Um outro aspecto desafiante e que traz mudanças organizacionais é a transição no controle da gestão empresarial, podendo afetar a continuidade de uma empresa. Esta se denomina, sucessão, que é a transferência do controle corporativo entre a atual geração dirigente e a que virá a dirigir. As transportadoras são em sua maioria, de origem familiar e apresentam alta empregabilidade, propiciando grande número o de empregos diretos e indiretos.
Nessa entrevista exclusiva, fruto de uma conversa descontraída que tivemos em nosso estúdio, na gravação da edição de julho de Transpodata, foi rica em conteúdo e, também, muito assertiva como o papel coorporativo familiar e o sucesso da continuidade dos negócios no transporte rodoviário de carga no Brasil.
O valor do diesel exerce forte impacto no custo operacional do transporte rodoviário de carga. E como o preço dos combustíveis sempre estará atrelado às flutuações e humores do mercado internacional, são remotas as chances de se conseguir maiores subsídios ou, ainda, redução significativa desses valores. Estudos apontam que combustíveis representam mais da metade dos custos de um caminhão. Além disso, considerando a dinâmica modal rodoviário, raramente é possível fazer cotações em postos de estrada buscando os valores mais reduzidos nas bombas.
Líder em vans no Brasil há mais de dez anos, com seus produtos entre os veículos mais vendidos, a Fiat lançou hoje seu novo modelo comercial no país para manter sua tradição em furgões. O Fiat Scudo, chega para completar sua oferta no segmento e será posicionado entre os modelos Fiorino e o Ducato na categoria.
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