- São Paulo, Brasil
A Fenatran 2024 não foi apenas uma feira. Foi uma declaração contundente sobre o futuro do transporte rodoviário e sua relevância para a economia e a sociedade. Durante cinco dias, o São Paulo Expo tornou-se o epicentro da inovação, conectando líderes, empresas e tecnologias que já estão transformando as estradas do Brasil e do mundo.
Como a maior feira de transporte de cargas da América Latina evoluiu, tornando-se símbolo de inovação, sustentabilidade e progresso no setor?A Daimler Truck deu um importante passo para a transformação do transporte rodoviário com o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, um caminhão elétrico projetado para longas distâncias.
A busca por soluções de transporte mais sustentáveis ganha força com a parceria entre a Scania e a Marquise Ambiental. Durante a Semana do Transporte Sustentável, realizada na fábrica da Scania em São Paulo, três caminhões coletores modelo P 280 XT movidos a biometano e gás natural comprimido foram entregues à empresa cearense.
A Volvo Construction Equipment aumentou seu portfólio de máquinas produzidas no Brasil. A marca nacionalizou a produção do caminhão articulado A45G no complexo fabril de Pederneiras, interior de São Paulo. “É o maior caminhão articulado fabricado pela Volvo no país”, declara Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. A partir de agora, o veículo pode receber o Finame do BNDES.
Imagine entrar em um universo pulsante, onde cada detalhe reflete modernidade e transformação. Esse foi o cenário da Fenatran 2024, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina. Se você esteve lá, experimentou de perto a energia vibrante de um setor em revolução.
Foram generosas as dimensões do estande da Mercedes-Benz na Fenatran. E, como suas concorrentes, igualmente lotado de clientes e curiosos. Dois produtos, no entanto, se destacam não exatamente por cores chamativas ou ostentando as vestimentas de “edição especial”, mas unicamente porque podem contribuir para que frotistas possam garantir que estão operando com o tão procurado “carbono zero”.
Durante a Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o VW Meteor Hybrid, um caminhão-conceito que promete revolucionar o setor com seu sistema híbrido de tração. Este protótipo conta com motor a diesel e eixo elétrico, permitindo um gerenciamento de potência eficiente e adaptado ao cenário rodoviário do país.
Na Fenatran 2024, o que o visitante mais viram foram soluções elétricas para caminhões. São ainda caros e com autonomia limitada. Mas as montadoras avançam no desenvolvimento de outros produtos sustentáveis que prescindem de diesel. No estande da Volvo, que ficou logo na entrada da Fenatran, bem no caminho principal, os destaques são os modelos FM Electric e FH B100 Flex.
Na Fenatran 2024, a Ford Pro apresentou um conjunto robusto de novidades voltadas ao setor de veículos comerciais. Entre os lançamentos, destaque para a Nova Linha Transit, a Ranger Cabine Simples e o inovador Serviço Móvel, uma oficina móvel que leva manutenção até o cliente, ampliando a agilidade e a eficiência dos serviços.
A Iveco mostrou na Fenatran o quanto vem evoluindo com sua linha de produtos. O pesadão S-Way é o exemplo mais notável desta evolução da engenharia ítalo-brasileira. No estande da empresa estão expostos os modelos S-Way com Suspensão Pneumática, S-Way NG (movido a gás natural e biometano) e a versão Especial Metallica.
Em sua primeira Fenatran e há pouco mais de seis meses na presidência da DAF Caminhões, Larisa Gambell anunciou investimento para a ampliação da capacidade de produção e desenvolvimento de novos veículos na planta localizada em Ponta Grossa (PR). Em uma década de presença no Brasil, a montadora superou a marca de 40 mil emplacamentos.
Com venda de caminhões elétricos no Brasil desde 2023, a XCMG ampliou a oferta com acréscimo de mais três modelos, além de um quarto movido a gás natural liquefeito. Desta forma, a montadora, com fábrica em Pouso Alegre (MG) para veículos da linha amarela e mineração, terá um portfólio formado por modelos com capacidade de carga de 10 até 80 toneladas.
A Fenatran 2024 está prestes a consolidar um novo recorde. A indústria de implementos rodoviários, representada pela ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), projeta um faturamento de R$ 4 bilhões, um crescimento de R$ 500 milhões em relação à edição anterior.
A Randoncorp apresentou na Fenatran 2024 sua nova solução de tecnologia autônoma, a AT4T (Autonomous Technology For Transportation). Desenvolvido para o transporte autônomo em ambientes controlados, como portos, aeroportos e armazéns, o projeto traz um sistema avançado de movimentação de veículos com foco em precisão e segurança.
Roberto Lopes Júnior, CEO da Librelato, estava animado com esta edição da Fenatran, uma das mais movimentadas dos últimos anos. O executivo colocou todo seu time comercial e técnico de plantão no estande da empresa não apenas para atender os clientes e fazer negócios mas, também, para explicar didaticamente toda tecnologia embarcada nos produtos da marca.
A Guerra, fabricante de implementos rodoviários com sede em Caxias do Sul, RS, deve fechar este exercício com vendas na casa de 10 mil unidades, respondendo por cerca de 10% a 11% do volume total estimado para o mercado nacional, que é da ordem de 90 mil veículos rebocados. Para o próximo ano, a expectativa é avançar mais 20%, com vendas entre 12 mil a 13 mil equipamentos.
Fabricante de implementos rodoviários para cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), a HC Hornburg triplicou o resultado na edição desta Fenatran comparada com a de 2022. Esse ano, a empresa negociou mais de R$ 15 milhões ante aproximadamente R$ 5 milhões apurados na feira anterior.
A Guerra, fabricante de implementos rodoviários com sede em Caxias do Sul, RS, deve fechar este exercício com vendas na casa de 10 mil unidades, respondendo por cerca de 10% a 11% do volume total estimado para o mercado nacional, que é da ordem de 90 mil veículos rebocados. Para o próximo ano, a expectativa é avançar mais 20%, com vendas entre 12 mil a 13 mil equipamentos.
Em desenvolvimento mundial pela Hyva desde 2016, a DTS Guide é uma tecnologia que permitirá o sensoriamento e monitoramento em tempo real da forma de condução dos caminhões implementados com basculantes, muito comuns na mineração, agronegócio e construção civil. A venda, instalação e assistência técnica do sistema será de responsabilidade da Hyva do Brasil, com fábrica em Caxias do Sul.
A [TKA] Cranes, fabricante de equipamentos com sede em Flores da Cunha (RS), apresentou ao mercado, durante a Fenatran 2024, o guindaste modelo 90.900 Trave, produzido em aço de ultra alta resistência, que o torna mais forte e mais leve. O equipamento opera sobre o chassi do caminhão e possui capacidade de carga de 20,3 toneladas, com oito extensões hidráulicas e três manuais.
A Cummins na Fenatran 2024, apresentou novas soluções voltadas à descarbonização, reforçando seu compromisso com um transporte mais limpo e eficiente. Com tecnologias que vão desde motores a etanol até plataformas elétricas e a hidrogênio, a empresa se consolida como uma referência na transição para combustíveis de baixo carbono.
A partir de janeiro de 2025, as transportadoras e embarcadoras de cargas rodoviárias só poderão pagar o Vale-Pedágio aos seus motoristas por meio de fornecedores em dia com as novas normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A Resolução 6.044/24 estabelece que as Fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPO) têm até 31 de dezembro para se adaptar às novas exigências da agência, que só aprovará empresas que possibilitem “a antecipação do Vale-Pedágio de forma eletrônica”.
O Grupo SVD é a única empresa de transporte a participar da Fenatran 2024. Com essa edição do evento, a empresa soma três participações. O motivo de estar na Fenatran é estratégico: montadora e implementadoras estão lá e esses são, basicamente, os principais clientes da SVD.
A Mercedes-Benz reforça a sua predominância no sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Minas Gerais. Juntamente com o concessionário Minasmáquinas, a montadora realizou a venda de 480 chassis de ônibus, dos modelos OF e O-500, que serão distribuídos para 30 empresas dos sete consórcios que operam na região. Isso representa 80% do total de 600 novos ônibus adquiridos para renovação da frota.
Com sede em Piracicaba, no interior de São Paulo, a Agência de Turismo Monte Alegre adquiriu 10 unidades do modelo El Buss FT Busscar, acopladas ao chassi Volkswagen 17.230. Cada veículo foi configurado com 47 poltronas Class Soft no salão de passageiros, porta pacotes com luz de leitura e ar-condicionado, além de tomadas USB em todos os assentos.