Desde os 14 anos de idade, Urubatan Helou tem vínculos com a atividade de transporte
Por Roberto Hunoff
Fotos Braspress, Divulgação
Eleito como Personalidade do Ano, no Top of Mind do Transporte, Urubatan Helou está à frente de uma das maiores organizações de logística e transporte da América do Sul. A Braspress, que fundou em 1977 em sociedade com o amigo Milton Petri, que segue na empresa, é líder nacional no transporte de encomenda e única do setor que atende todo o território nacional com frota própria superior a 2 mil caminhões e 800 veículos agregados. São cerca de 9 mil colaboradores, entre diretos e terceiros, distribuídos em 106 filiais próprias pelo país.
“Este prêmio é uma conquista por meio de pesquisa e não fruto de campanha. É o resultado de 46 anos de trabalho desde a fundação da Braspress, em 1977. Estou aqui pelo segundo ano consecutivo, o que faz subir o sarrafo. Ele fica mais alto e a responsabilidade aumenta para que eu possa continuar efetivamente não desapontando a categoria a qual pertenço”, agradeceu.
O empresário começou a trabalhar com 14 aos de idade, em Uberlândia (MG), sua cidade natal. O primeiro emprego foi na Transportadora Uberlândia como cobrador de “frete FOB”.
Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo. Começou distribuindo o Diário Oficial em um triciclo na área central da cidade. Agregou atendimento à indústria cinematográfica, transportando rolos de filmes à rodoviária. O negócio evoluiu e deu origem, em sociedade com dois amigos, a Transfilme.
A dinâmica positiva da empresa permitiu a compra de uma Kombi e abertura de filiais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, ficando um sócio em cada local. A parte administrativa seguia em São Paulo aos cuidados de Helou. Superando dificuldades, incorporaram mais mercadorias, como autopeças. Com 26 anos, ele decidiu que era melhor desfazer a sociedade. Como parte do negócio, ficou com a Kombi e as duas linhas de telefone que havia em São Paulo. Convidou o funcionário Milton Domingues Petri para seguir na nova empresa, com o alerta de que não tinha condições de pagar salário, inicialmente. Propôs 20% da sociedade, que Petri mantém até hoje.
Foco no resultado
Ao comentar a conquista pela Braspress do Top Transpo, Urubatan Helou afirmou que é preciso tomar muito cuidado ao se aplicar o conceito ESG.
“Não significa viajar na maionese, pois no mundo corporativo não existe altruísmo. O que existe é resultado e todos, do mundo corporativo, praticamos ESG com este foco. O planeta começa a cobrar a sua fatura e cabe a nós, de forma responsável e aderente aos resultados, fazer com que isso possa efetivamente ser produzido”, argumentou.
A Braspress tem como diferenciais a adoção de um modelo de negócio que envolve investimentos pesados em inovação tecnológica, busca constante pela eficiência e excelência na prestação de serviços, além da operação capilar em todo o Brasil. Soluções como sorteamento automático de volumes, aferição de peso e aplicação de cubagem em toda a carga, desenvolvimento de seus próprios softwares e rastreabilidade de todos os volumes transportados a partir de um modelo próprio de código de barras, aliados a um competente direcionamento de vendas, transformaram a marca em case de sucesso do setor logístico brasileiro. A frota roda em torno de 96 milhões de quilômetros anuais, são mais de 1,2 milhão de despachos por mês e 60 mil entregas diárias.
Com uma grande rede de filiais, a Braspress é a principal opção, na linha de especialidade na qual atua, para o transporte de e-commerce no Brasil. Tem como diferencial no mercado um grande fluxo de encomendas tradicionais, com locais de entrega comerciais e industriais.
A organização ainda tem divisões para atendimentos especializados e exclusivos. A Aeropress é considerada a maior operadora brasileira de cargas aeroviárias. Oferece serviços expressos de excelência, aliando a velocidade do transporte aéreo com a grande capacidade de distribuição rodoviária. A Braspress Farma é especializada no transporte de produtos farmacêuticos, veterinários e afins. Com tecnologia diferenciada de movimentação para o segmento e uma gestão de qualidade certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reúne em uma mesma solução processos que visam atender às diversas sensibilidades dos produtos voltados à vida, sem perder precisão e velocidade com que coleta e entrega.
Com atuação nos países do Mercosul, a Braspress Internacional opera cargas de importação e exportação, fracionadas e completas. Além de atender o Brasil e a Argentina, está presente nas principais cidades do Paraguai, Uruguai e Chile. A perspectiva é de estender a atuação aos demais países da América do Sul.
O Urbano Bank é um banco digital com todos os serviços bancários tradicionais, aliado à tecnologia para integrar negócios e descomplicar a rotina. Nascido para dar suporte à cadeia, a organização atende parceiros, fornecedores e clientes, além de oferecer a colaboradores os benefícios de uma conta digital.
A H&P Empreendimentos e Participações atua como provedora de infraestrutura predial para avançadas operações de logística. Oferece ao mercado soluções de terminais de cargas convencionais, ou cross-docking, além de terminais logísticos para armazenamento, a partir de diversos modelos customizados para atender às necessidades de cada cliente, como o modelo built to suit.
Segurança e automação
Uma central nacional de monitoramento e gerenciamento de riscos, instalada na matriz de São Paulo, coordena unidades localizadas em Campinas, Piracicaba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O monitoramento é feito 100% dentro da empresa com rastreadores, sensores e atuadores em toda a frota, além de sistemas de cerca eletrônica, circuito interno de CFTV, seguranças treinados e rastreamento 24 horas por dia por meio de sistemas via satélite e por radiocomunicação. A empresa investe cerca de 6% do faturamento em segurança e gerenciamento de risco com o objetivo de zerar o número de roubo de cargas.
A organização dispõe do mais moderno Sorter (Sistema Automatizado de Classificação de Encomendas) da América Latina e do Hemisfério Sul na matriz, em Guarulhos, conhecido como Complexo Planeta Azul. Com 6,4km de extensão, o sistema tem capacidade de classificação de 15 mil volumes/hora, com 16 linhas de entrada e 102 rampas de saída. Outro sistema de porte está localizado no Rio de Janeiro e, em Curitiba, o shoe Sorters. Mantém ainda esteiras de aferição para o dimensionamento e pesagem de volumes em cerca de 70 filiais, e dois compacts Sorter, em Bauru e Porto Alegre.
Uma resposta