O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, é figura icônica no segmento de transporte

Mauro Cassane

VWCO, Divulgação

O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, é figura icônica no segmento de transporte. Há mais de 40 anos atuando como executivo de montadora de caminhões, é respeitado e admirado por frotistas, concessionários de todas as marcas e, inclusive, por executivos das montadoras concorrentes. Cortes foi considerado personalidade do ano na pesquisa Top of Mind do Transporte realizada entre fevereiro e março deste ano por TranspoData.

É importante destacar que os pesquisadores não mencionam nome algum aos entrevistados. Apenas lançaram a pergunta: “Qual personalidade você considera mais importante e relevante no setor de transporte”.

Nas duas edições anteriores do Top of Mind do Transporte, em 2022 e 2023, o nome mais mencionado foi de outra figura de grande relevância e vulto no setor: Urubatan Helou, fundador e presidente da Braspress.

Neste ano, pela primeira vez, os frotistas, espontaneamente, lembraram do nome, especialmente por suas realizações, de um presidente de montadora de caminhões. Acompanhe abaixo entrevista exclusive que Cortes concedeu à TranspoData tão logo recebeu a informação que seu nome foi o mais lembrado no Top of Mind do Transporte.

Ser reconhecido pela elite dos transportadores como a Personalidade do Ano do setor em razão de todo seu histórico frente à Volkswagen Caminhões e Ônibus lhe traz que tipo de sentimento?

 O sentimento é de felicidade! Realmente recebi essa notícia com grande alegria. Me sinto imensamente grato ao time de TranspoData pela realização desta importante pesquisa que reconheceu meu trabalho e dedicação ao longo de 45 anos no setor automotivo.

Como é atualmente seu contato com os frotistas? O senhor ainda faz visitas em campo e conversa com clientes?

 Mantenho contato sempre que posso com todos os parceiros de nossos negócios, incluindo frotistas, concessionários e importadores, seja por visitas, reuniões ou em eventos. Essa proximidade é fundamental para entender suas necessidades e garantir a qualidade dos nossos produtos e serviços. Tenho uma gestão bem próxima aos nossos clientes.

A Volkswagen tem algum programa para receber clientes lá na fábrica de Resende? Como funciona?

Sim, desde a inauguração da nossa fábrica em Resende no ano de 1996, temos um programa de visitas para receber nossos clientes. Eles conhecem de perto nossos produtos, nossos processos fabris, percorrendo a linha de produção, além de participar de test-drives para atestar a qualidade dos nossos produtos. Estudantes também são convidados a nos conhecer.

Como vocês fazem e atuam para oferecer ao mercado veículos sob medida?

Oferecemos veículos sob medida através de um processo de consultoria personalizada, onde entendemos as necessidades específicas de cada cliente e desenvolvemos soluções customizadas para atender suas demandas. Com consultores em campo, mantemos o relacionamento próximo com o cliente mesmo após a compra do veículo.

O senhor ainda participa pessoalmente de negociações junto a clientes especiais, para grandes volumes?

 Após 25 anos a frente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, construí um time de peso, e tenho nele total confiança para tocar as negociações sem eu precisar estar pessoalmente participando. Mas confesso que com alguma frequência faço questão de estar presente durante as negociações sim. A proximidade com o cliente é fundamental para garantirmos parcerias duradouras e satisfatórias para ambas as partes.

Se o senhor fosse racionalizar o executivo Roberto Cortes de modo a resumi-lo em termos percentuais quantos por cento ele é um exímio “vendedor de caminhões”, quantos por cento ele é um “gestor ousado e exigente” e quantos por cento ele é um “visionário do setor”? Ou há, ao seu ver, ainda outras características que merecem também participar com algum percentual na construção de sua personalidade corporativa?

 Eu diria que sou 50% visionário do setor com uma gestão ousada e exigente e os outros 50% um exímio vendedor de caminhões.

Qual o seu grande sonho quando o senhor pensa em transporte rodoviário de pessoas e carga no Brasil?

Meu grande sonho para o transporte rodoviário no Brasil é que ele se torne cada vez mais eficiente, seguro e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

O senhor costuma vislumbrar um futuro para a Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil e no mundo? Como o senhor imagina a Volkwagen na próxima década?

Vejo um futuro promissor para a Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil e no mundo. Imagino a empresa continuando a liderar o mercado com produtos inovadores e sustentáveis, expandindo sua presença globalmente e mantendo seu compromisso com a qualidade e a excelência.

De todos seus grandes feitos frente à marca que ajudou a construir, qual a realização que lhe dá mais orgulho?

Foram muitas as realizações! Entre elas, citaria a liderança de mercado, o lançamento da nova fábrica de Resende, os lançamentos de novos produtos, como por exemplo o Constellation e o Meteor, e termos sido reconhecidos como a melhor empresa para se trabalhar no Estado do Rio de Janeiro pelo Great Place to Work. Mas a realização que muito me orgulho é do plano de internacionalização, onde replicaremos a história de sucesso da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil para outros países emergentes.

Qual conselho o senhor daria à nova geração de executivos que estão aparecendo no setor e que, em breve, estará no comando das montadoras de caminhões e ônibus no Brasil?

Meu conselho seria focar na qualidade, inovação e sustentabilidade. É essencial entender as necessidades do mercado e dos clientes, além de estar sempre aberto a novas ideias e tecnologias. O compromisso com a ética nos negócios também é fundamental para o sucesso.

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