Fabricante chinesa, agora oficialmente como filial e não como representação de um grupo brasileiro, retoma negócios no País e já oferece, além de caminhões leves, um modelo 100% elétrico
Mauro Cassane
Foton, Divulgação
A Foton está no Brasil desde 2011. Chegou como representação de um grupo nacional. Agora a marca retoma os negócios no Brasil e passa a ser, oficialmente, filial de sua matriz na China. Valendo-se de seu histórico no País, a gigante fabricante chinesa manteve a mesma estrutura de rede de concessionárias (30 revendas em 10 estados e no Distrito Federal).
Se a montadora chinesa ainda não tem números expressivos no Brasil, no mundo, a coisa é bem diferente. São mais de 11 milhões de veículos comercializados. Os caminhões da marca já são comercializados desde o ano passado pela rede de concessionárias.
A estratégia é seguir, por enquanto, atuando nos segmentos de leves e médios com os caminhões da Linha Aumark recentemente renovados na China e que chegam, desde o ano passado, com motorização Euro 6. Aliás, equipado com trem de força de respeito: motor Cummins e transmissão manual ZF de 6 velocidades.
Frotista que procurar pelos caminhões da marca têm seis modelos à disposição no Brasil (todos importados da China e homologados para o mercado nacional): são os modelos Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 A/B e o elétrico iBlue 6T, projetados para atender as principais necessidades do crescente mercado de transporte e logística urbana no País, especialmente o “e-commerce”.
“A Foton está presente no Brasil desde 2011. Sempre trouxemos para este mercado nossos mais modernos caminhões. Nosso portfólio atual tem a tecnologia e robustez necessárias para suprir todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton Motor Brasil.
Conheça os veículos que a montadora comercializa no País:
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Aumark S 715
O Aumark S 715 é um caminhão leve com Peso Bruto Total (PBT) de 7.000 kg e capacidade de carga útil de mais de 4.500 kg. Tem potência de 150 cv e torque de 400 Nm. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 9.000 kg.
O trem de força é composto por motor Cummins F2.5 e transmissão ZF/5S408 de cinco marchas. Seu tanque de alumínio tem capacidade para 120 litros de combustível.
A cabine de design moderno oferece funcionalidade e conforto para o motorista. Entre os itens de série, o Aumark S 715 traz volante multifuncional, sistema de controle de cruzeiro, sensor de ré, ar-condicionado eletrônico, defletor de ar e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O caminhão possui dimensões para proporcionar agilidade em entregas urbanas: tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 1.945 mm, altura de 2.250 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.
Para percorrer com estabilidade as estradas e ambientes urbanos do Brasil, o Aumark S 715 conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O sistema de freio de serviço é a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). Já o freio de estacionamento tem câmara de molas acumuladoras.
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Aumark S 916
Trata-se de um veículo com design moderno, alta tecnologia embutida e itens de série que atendem os clientes mais exigentes. O Aumark S 916 tem Peso Bruto Total (PBT) de 9.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 6.021 kg. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 12.000 kg.
Aliado à confiável transmissão ZF/6S558 de seis marchas, seu motor Cummins F3.8 de 160 cv e torque de 500 Nm garante a potência necessária para operações eficientes em cidades e rodovias. O tanque de alumínio tem capacidade para 160 litros de combustível.
Entre itens de série, o Aumark S 916 traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, barra estabilizadora dianteira e traseira, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O caminhão possui dimensões ideais para serviços de transporte que exigem alta capacidade de carga e agilidade. Tem comprimento total de 6.920 mm, largura máxima dianteira de 2.136 mm, altura de 2.280 mm e distância entre eixos de 3.800 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm.
Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
Equipado com modernas tecnologias de frenagem, o Aumark S 916 tem freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
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Aumark S 1217 A/B
O Aumark S 1217 A/B vem com motor Cummins F3.8 de 170 cv e torque de 600 Nm, além de transmissão ZF/6S558 de seis marchas. Sua cabine apresenta design moderno e traz diversos itens de série, como volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O Aumark S 1217 A/B tem largura máxima dianteira de 2.190 mm e altura de 2.335 mm. Seu comprimento total chega a 7.995 mm e a distância entre eixos atinge 4.500 mm. O comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm.
O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O Aumark S 1217 A/B vem com freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
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iBlue 6T
Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 quilômetros. O veículo possui comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm.
O iBlue 6T vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.