Montadora apresentou mais um membro pesadão da Linha Actros, novo offroad na Linha Arocs e promoveu “Facelift” na Linha Atego

 Mauro Cassane

Mercedes-Benz, Divulgação

Para os caminhões médios e semipesados da Linha Atego a novidade da Mercedes-Benz é a cara nova para os modelos estradeiros e offroads. Já a Linha Actros ganha novo membro: o Actros 2553 6×2  equipado com nova motorização OM 471 que entrega 530 cv de potência (passa a ser o modelo mais potente do portfólio da marca alemã no Brasil).

E focando nos segmentos canavieiro e madeireiro, a empresa anunciou a chegada do modelo Arocs 3353 S 6×4 versão cavalo-mecânico, com o mesmo motor OM 471 de 530 cv, e PBT de 91 toneladas. De acordo com Jefferson Ferrarez, vice presidente de vendas da Mercedes, o primeiro pedido já foi feito. Uma venda para Raízen de 50 unidades sendo 15 já entregues.

Como a Mercedes-Benz já fez antes, a ideia foi modernizar os caminhões da Linha Atego aproximando-os, no design (especialmente na grade frontal) à cara dos pesadões da Linha Actros. E o Atego offroad, visualmente, ficou praticamente uma versão reduzida do Arocs.

Para atender as demandas mais específicas dos segmentos vocacionais, a Mercedes-Benz apresentou dois novos produtos:  Atego 1729, específico para compactador de lixo e o Atego 1733, indicado para bombeiro. Esses dois caminhões são equipados com transmissão automática Allison.

“Os novos produtos Atego, Actros e Arocs são alguns dos lançamentos da Mercedes-Benz, que chegam aos concessionários a partir de fevereiro. Mas 2024 é ano de Fenatran, IAA e LatBus e estamos preparando muito mais novidades para o mercado”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O Actros 2553 6×2 oferece torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. O caminhão mais potente da Mercedes-Benz tem, também, freio-motor de potência ainda maior: 580 cv.  O novo modelo chega para que o frotista possa atender à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas.

Já o novo membro da Linha Arocs, com a mesmo motor do Actros 2553, é a resposta da Mercedes à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 ton de PBTC para o segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 toneladas.

Outras novidades da Linha 2024 é a oferta de cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6×4. “O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira”, comenta Ferrarez.

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