Montadora estima início das vendas para este ano e da produção para o final de 2024

Roberto Hunoff

Fotos Mercedes-Benz Trucks

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A Mercedes-Benz Trucks revelou na terça-feira (10/10) a versão de série do primeiro caminhão elétrico de longo curso com bateria e estrela de três pontas. O fabricante apresentou o eActros 600 como estreia mundial para um público internacional em evento ao sul de Hamburgo, na Alemanha. As vendas começam ainda neste ano e o início da produção em série está programado para o final de 2024.

A fabricante também produzirá variantes rígidas do modelo 600 desde o lançamento no mercado, oferecendo aos clientes outras aplicações possíveis para transporte totalmente elétrico. Uma frota com cerca de 50 veículos protótipos está sendo construída, alguns dos quais também serão colocados em testes práticos com os primeiros clientes numa próxima etapa.

A capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo motor elétrico desenvolvido internamente permitem ao e-truck atingir autonomia de 500 quilômetros sem carga intermédia. Desta forma, o eActros 600 poderá percorrer mais de 1 mil quilômetros por dia graças ao carregamento intermediário durante as pausas legalmente prescritas, mesmo sem carregamento de megawatts.

Além do carregamento CCS com até 400kW, o eActros 600 permitirá posteriormente o processo em megawatts (MCS). Desde o início das vendas, os clientes podem solicitar uma pré-instalação para isso. Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada dentre os fabricantes, está programada a modernização para estes modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em cerca de 30 minutos numa estação adequada com uma potência de cerca de um megawatt.

O veículo foi tecnicamente projetado para um peso bruto combinado de até 44 toneladas. Com semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de cerca de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional pode permitir uma carga útil mais elevada.

Visualmente, o e-truck é caracterizado por um design novo e purista, com linhas claras e formato aerodinâmico. No que diz respeito à rentabilidade dos operadores de frotas, o caminhão elétrico pretende estabelecer novos padrões, substituindo a maioria dos modelos a diesel no segmento de transporte de longo curso.

Mercedes-Benz Trucks feiert Weltpremiere des batterieelektrischen Fernverkehrs-Lkw eActros 600 – Karin Rådström, CEO Mercedes-Benz Trucks

De acordo com Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, o eActros 600 representa a transformação do transporte rodoviário de mercadorias em direção à neutralidade de CO2. “Caracteriza-se por uma tecnologia de acionamento altamente inovadora que pode oferecer aos clientes uma eficiência energética particularmente elevada e, portanto, rentabilidade. Isto torna a entrada na mobilidade elétrica ainda mais atrativa para os operadores de frotas”, reforçou.

O eActros 600 será produzido na linha de montagem existente na maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein – paralelamente e de forma flexível ao lado dos modelos que continuarão a ser equipados com tração a diesel. Em Wörth, também será equipado com componentes de propulsão elétrica das fábricas da Mercedes-Benz em Mannheim, Gaggenau e Kassel.

Fatores decisivos para melhor rentabilidade

O período de tempo dentro do qual os operadores de frota podem alcançar a paridade de custos com um caminhão a diesel comparável utilizando o eActros 600 no transporte de longa distância difere de país para país, em particular dependendo do preço da eletricidade e do combustível e do sistema de pedágios. Nos grandes países de trânsito como França e Alemanha, por exemplo, o baixo preço da eletricidade e dos pedágios planejados para caminhões baseadas em CO2, respectivamente, têm um efeito positivo nos custos operacionais dos caminhões elétricos a bateria.

A montadora calcula que o eActros 600 pode ser mais rentável do que um caminhão de longo curso a diesel num período médio de manutenção de cerca de cinco anos ou após 600 mil quilômetros, apesar do preço de compra ser cerca de duas a duas vezes e meia superior. Na avaliação da marca, o subsídio governamental para caminhões elétricos e infraestruturas de carregamento é uma alavanca fundamental que fornece apoio ao crescimento do mercado.

Menos 80% de CO2

eActros 600 Sattelzugmaschine – zero-emission; CO2-neutral; electric; battery; e-mobility; e-truck; Weltpremiere; Mercedes-Benz
eActros 600 Sattelzugmaschine – zero-emission; CO2-neutral; electric; battery; e-mobility; e-truck; Weltpremiere; Mercedes-Benz

A pegada de CO2 do eActros 600 depende do mix de eletricidade utilizado para a operação de condução. Com o atual mix energético europeu, o modelo consegue redução de CO2 de cerca de 40% em comparação com um Actros diesel similar e, com energias totalmente renováveis, de mais de 80% ao longo de todo o ciclo de vida do produto de 10 anos a partir da extração de matéria-prima. Isto corresponde a uma redução de cerca de 370 ou 775 toneladas de CO2. Como resultado, o eActros 600 pode compensar a maior pegada de CO2 de fábrica devido às baterias no segundo ou primeiro ano de operação no transporte de longa distância.

Tecnologia eficiente de bateria LFP

O eActros 600 possui três baterias, cada uma com 207kWh, totalizando capacidade total instalada de 621kWh. As baterias são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP) e caracterizadas por uma longa vida útil. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes que um Actros convencional comparável para serviços pesados de longo curso. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em 10 anos de operação. Após este período de uso, o estado da bateria ainda deverá ser superior a 80%.

Tecnologia de acionamento inovadora

A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades especificamente para uso em transporte pesado de longo curso. Os motores geram potência contínua de 400kW e máxima de 600kW. A potência total está disponível na maior parte do tempo, quase sem interrupção no torque.

O eActros 600 é equipado com controle de cruzeiro e transmissão Predictive Powertrain Control, especialmente ajustado ao sistema de tração elétrica. O controle antecipado da transmissão leva em conta automaticamente a topografia, o rumo da estrada e os sinais de trânsito para um estilo de condução mais eficiente. As informações de rota do sistema de navegação estão agora incluídas para facilitar um melhor reconhecimento da situação na estrada à frente. Isto permite ao condutor evitar freadas, acelerações e mudanças desnecessárias e explorar a energia da bateria da forma mais eficiente possível.

Por meio do Multimedia Cockpit Interactive 2 instalado de série no eActros 600, o condutor é continuamente informado sobre o nível de carga das baterias e autonomia restante, bem como o consumo de energia atual e médio. Os gestores de frota podem utilizar soluções digitais para uma gestão eficiente da frota pelo Portal Fleetboard.

eActros 600 Sattelzugmaschine

Novo design aerodinâmico da cabine

A nova linguagem de design da cabine do condutor do eActros 600 caracteriza-se por uma aerodinâmica particularmente eficiente. Isto é possível com o grande capô dianteiro completamente fechado e arredondado, um para-choque otimizado, incluindo painéis da parte inferior da carroceria, acesso aerodinamicamente melhorado ao motorista e abas finais estendidas projetadas como velas. Defletores de ar nos pilares A, spoiler adicional no teto e compartimento do motor selado complementam as melhorias aerodinâmicas da cabine, também equipada com degraus em alumínio, novo conceito de faróis com faróis matriciais LED e faixa luminosa LED.

O prolongamento da frente em 80 milímetros permitiu alcançar a forma aerodinâmica da nova cabina. A melhoria aerodinâmica reduz o consumo de energia do veículo e contribui decisivamente para a autonomia de 500 quilômetros alcançada pelo eActros 600.

Tomadas de força versáteis

A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu duas tomadas de força para o eActros 600. A tomada de força eletromecânica permite, por exemplo, acionar equipamentos de trabalho hidráulicos ou mecânicos, como semirreboques basculantes, de piso deslizante ou silos. Outra solução é a tomada de força elétrica DC ou AC. Neste caso, um inversor converte a corrente contínua da rede de alta tensão em alternada. Isto significa que podem ser utilizadas soluções para carroçarias ou semirreboques frigoríficos, por exemplo. Dependendo da versão, as diversas aplicações da tomada de força cobrem uma faixa de potência de 22 a 90kW, atendendo assim a todos os usos comuns no transporte de longa distância e de distribuição.

As vantagens destas soluções em comparação com a operação anterior baseada em diesel são, em particular, a neutralidade local de CO2, bem como a geração de ruído bastante reduzida. O design compacto dos sistemas ainda permite que o eActros 600 seja operado como um trator semirreboque, definido como um grande valor agregado para operadores de transporte que utilizam o veículo para uma ampla gama de aplicações.

eActros 600 Sattelzugmaschine/ eActros 600 Pritschenfahrgestellvariante – zero-emission; CO2-neutral; electric; battery; e-mobility; e-truck; Weltpremiere; Mercedes-Benz

Novos marcos para segurança

O conceito de segurança do eActros 600 baseia-se no desenvolvimento de sistemas de assistência de segurança comprovados. A base para isso é uma plataforma eletrônica completamente nova que envolve o que é conhecido como fusão de sensores para mesclar dados de radar e câmera para uma visão ainda maior de frente e de lado. Para isso, a plataforma eletrônica oferece um processamento de dados 20 vezes maior. O total de seis sensores instalados – quatro radares de curto alcance e um de longo alcance – bem como a câmera multifuncional no para-brisa cobrem um ângulo de 270 graus ao redor do veículo.

O ângulo de visão significativamente ampliado aumenta ainda mais a eficiência dos sistemas de assistência à segurança, incluindo active brake assist 6 (ABA 6), frontguard assist, active sideguard assist 2 (ASGA) e active drive assist 3 (ADA). Graças ao maior processamento de dados e à ligação em rede de todos os sensores, é possível ganhar tempo para reagir o mais rapidamente possível às condições de tráfego quando necessário e, idealmente, para evitar acidentes completamente ou pelo menos mitigar as suas consequências.

O ABA 6 é capaz de reagir não só a pessoas e ciclistas em movimento, quer estejam na mesma faixa, atravessando ou em sentido contrário, mas também a pedestres parados, com freada de emergência automatizada até uma velocidade de veículo de 60 km/h. O novo frontguard assist pode alertar o condutor visual e acusticamente sobre vulneráveis da estrada diretamente à frente do caminhão, especialmente em situações agitadas, como ao arrancar ou em cruzamentos.

Enquanto o ASGA 1 monitora o comprimento de toda a combinação trator/reboque mais dois metros à frente e até um metro à traseira, bem como até 3,75 metros à direita adjacente ao veículo, a fusão de sensores aumenta o alcance de monitoramento com o ASGA 2 até sete metros para frente, 30 metros para trás e 4,25 metros para direita. Além disso, o ASGA 2 possui uma nova zona de monitoramento do lado do motorista.

A extensão do ângulo de visão para a esquerda também está associada a um valor acrescentado significativo com o ADA 3 instalado, que permite uma condução semiautomática (nível 2). A terceira geração do sistema é capaz de guiar automaticamente o caminhão de volta para a sua faixa se existir risco de colisão quando, por exemplo, o condutor pretende desviar para a esquerda para ultrapassar, mas errou um veículo que se aproximava por trás.

O eActros 600 é muito silencioso na estrada para benefício do condutor e do ambiente. Para garantir que, por exemplo, usuários vulneráveis da estrada, como ciclistas, possam notar o caminhão nas suas imediações, foi instalado um sistema de alerta acústico externo de acordo com os requisitos legais. Dependendo das condições de condução, os sons são reproduzidos para marcha à frente ou para trás. Além disso, o som varia em função da velocidade do veículo e da posição do pedal do acelerador, possibilitando uma boa percepção acústica no trânsito urbano.

 

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