Veículos, especialmente desenvolvidos para o sistema, são do novo modelo Viale Express, da Marcopolo

Redação TranspoData

Foto Marcopolo, Divulgação

O sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro receberá, a partir de novembro, 287 novos ônibus articulados Marcopolo Viale Express para operação no transporte público municipal, nos corredores expressos Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil. O modelo, desenvolvido especificamente para o sistema carioca, foi apresentado em cerimônia na capital fluminense.

Os ônibus têm novo visual e incorporam itens de sofisticação como a luz de posição diurna no conjunto ótico dianteiro para deixar o veículo visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo. Com 23 metros de comprimento total, possuem chassi Mercedes-Benz O 500 MDA Euro 6 e capacidade para transportar 181 passageiros, dos quais 123 em pé e 58 sentados em poltronas do modelo City Confort com apoio de cabeça e tomadas USB.

Os Viale Express são equipados com sistema de comunicação do motorista com os passageiros por microfone da cabine segregada (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas, sistema de iluminação interna com cromoterapia e rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade. Também possuem circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistemas de aviso de próxima parada por dispositivos audiovisuais e de segurança que impede o movimento do veículo com as portas abertas ou não completamente fechadas, sensores de aproximação para plataforma, ar-condicionado, botão de pânico na cabine, mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha à ré.

As unidades serão entregues ao longo do primeiro semestre de 2024 e vão colaborar para a renovação e modernização dos corredores BRT da cidade, iniciadas no ano passado com a aquisição de 220 veículos. “O novo Viale Express é um exemplo da vocação da Marcopolo no desenvolvimento de soluções para a mobilidade, tendo como diferenciais a flexibilidade e capacidade de customização para atender às necessidades e especificidades de cada aplicação, também em modelos urbanos”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

 

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