BNE

BNE registra 34,4 mil vagas para logística no primeiro semestre

Oferta de oportunidades cresceu 9,2% no segundo trimestre, com quase metade disponível em São Paulo

Redação TranspoData

Foto Banco de Imagens, Divulgação

O Banco Nacional de Empregos (BNE) registrou 34.425 vagas para o setor de logística no primeiro semestre do ano. Foram 16.455 oportunidades abertas no primeiro trimestre e outras 17.970 entre abril e junho, crescimento de 9,2% na oferta de vagas no segundo trimestre.

O avanço foi acompanhado pela expansão da oferta de oportunidades no Sudeste, região que concentrou o maior volume de vagas nos dois períodos. Foram 5.936 oportunidades entre janeiro e março e 7.366 entre abril e junho, alta de 24,1%. Centro-Oeste e Norte também registraram crescimento, enquanto o Nordeste manteve uma oferta próxima entre os dois trimestres.

Entre os estados, São Paulo aparece na liderança nos dois trimestres. No primeiro, foram 3.024 vagas, número que subiu para 4.273 entre abril e junho, crescimento de 41,3%. Santa Catarina ficou em segundo lugar no primeiro trimestre, com 1.938 vagas, e manteve a posição no segundo, com 2.177. Goiás passou de 1.321 para 1.819 oportunidades, alta de 37,7%. Apesar da concentração nos principais mercados, a oferta de vagas em logística alcançou todo o país. No primeiro semestre, todos os estados registraram oportunidades na plataforma do BNE.

Principais demandas

Na análise por ocupação, motorista foi a função com maior número de vagas nos dois trimestres. Foram 1.846 oportunidades entre janeiro e março e 2.199 entre abril e junho, crescimento de 19,1%. Na sequência aparecem estoquista, com 1.604 vagas no primeiro trimestre e 1.615 no segundo, e auxiliar de logística, que passou de 1.025 para 1.128 oportunidades. Também se destacaram funções ligadas à movimentação, armazenagem e distribuição de mercadorias, como auxiliar de estoque e de expedição, operador de empilhadeira, entregador e almoxarife.

Entre as funções que apresentaram maior crescimento percentual no segundo trimestre estão as de conferente de estoque, que passou de 417 para 526 vagas, alta de 26,1%; motorista de caminhão, com avanço de 20,7%; e motorista, com 19,1%. “Os dados mostram que a logística segue como uma área com diferentes portas de entrada para o mercado de trabalho. O crescimento das vagas no segundo trimestre, especialmente em funções como motorista, auxiliar de logística e atividades ligadas a estoque e expedição, reforça a diversidade de oportunidades no setor”, afirma José Tortato, COO do BNE.

Segundo o executivo, o cenário também reforça a importância da qualificação profissional. “A logística reúne funções com diferentes níveis de experiência e formação, desde atividades operacionais até posições que exigem conhecimentos técnicos específicos. Para quem busca ingressar ou se recolocar no setor, entender quais competências são mais demandadas pode ajudar a direcionar a qualificação profissional e aumentar a aderência às oportunidades disponíveis”, completa.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!