A Mercedes-Benz do Brasil apresentou ao mercado a linha de ônibus 2023 com novos
motores diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente à norma Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados. O portfólio terá seis modelos: micro-ônibus LO 916, OF 1721 e OF 1726 L, e os novos O 500 M 1928, O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.
Outra novidade é o chassi de ônibus elétrico urbano modelo eO500U, lançado virtualmente no ano passado devido à pandemia. O veículo marca o ingresso da montadora na era da eletromobilidade em comerciais no país. “Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023”, anunciou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus.
O ônibus é equipado com dois pacotes de baterias na traseira e até quatro no teto. Assim que o motorista aciona o veículo e acelera, a energia sai das baterias e, por meio de cabos, chega a dois motores de tração elétrica no eixo traseiro, um em cada ponta do eixo, junto ao cubo de roda. É este eixo eletrificado que movimenta o ônibus. O sistema também permite regeneração de energia, possibilitando que as baterias sejam recarregadas durante a operação do veículo. A tomada de força do sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a recarga completa. A autonomia é de aproximadamente 250 km. O ônibus utilizará chassi 0500, modelo padron, com peso bruto total de 21.200 kg e capacidade para transportar até 83 passageiros.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Marcopolo produz ônibus elétrico integral
- MATÉRIA ANTERIOR: Scania do Brasil amplia produtos e serviços para a Série K