Marcopolo produz ônibus elétrico integral

Fabricação do modelo urbano Attivi com chassi próprio da marca e 100% elétrico teve início em agosto

Roberto Hunoff
roberto@transpodata.com.br

Créditos
Fotos Marcopolo, Divulgação

A Marcopolo iniciou, em agosto, a produção em série do Attivi integral, primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico. Durante a Lat.Bus 2022, a companhia anunciou que até o final do ano serão produzidos 30 veículos, de distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do país. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. O Attivi também foi apresentado durante a Expo Foro, principal feira do setor de transporte de passageiros e mercadorias do México. Mais recentemente foi exposto no Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – VE Latino-Americano, realizado no início de setembro, em São Paulo.

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, serão oferecidas ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. “O projeto atende as diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis”, complementa Bellini.

Sucesso da Geração 8

Na Lat.Bus a Marcopolo comemorou um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários. Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca, com mais de 1 mil unidades vendidas para clientes no Brasil e exterior. “Além de presente em grande parte dos estados brasileiros, a nova Geração já circula nos principais mercados da América Latina, como Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai e Argentina, com lançamentos para breve em outros mercados latino-americanos. Unidades ainda serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar”, detalha Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing.

Os modelos proporcionam alto desempenho operacional relacionado à eficiência no consumo de combustível, uma das variáveis de maior relevância para os operadores do setor. Em parceria com a Netz, empresa com experiência comprovada em estudos de eficiência de veículos, a Marcopolo realizou testes de desempenho. De acordo com resultados obtidos em mais de 70 mil horas de testes, foi evidenciado que a Geração 8 representa uma economia de combustível de até 5%.

As medições são realizadas em campo de provas e avaliam o desempenho da Geração 8, da New G7 e de um veículo da concorrência. No comparativo, um modelo Paradiso New G7 1800 DD apresentou índice de economia de 3,9% se comparado a um modelo da concorrência.

Portolan comenta que as áreas de engenharia e design sempre levam em consideração aspectos importantes como coeficiente aerodinâmico, peso, durabilidade, qualidade dos componentes e manutenção, alinhado com as necessidades específicas de cada operador. “Temos recebido retorno dos clientes que na operação a redução no consumo de combustível tem sido significativa e confirmada na prática”, acrescenta.

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