Scania do Brasil amplia produtos e serviços para a Série K

Nova geração de ônibus incorpora tecnologias lançadas na Europa

Roberto Hunoff
roberto@transpodata.com.br

Crédito
Scania do Brasil, Divulgação

A Scania levou para a Lat.Bus 2022 a nova geração de ônibus Proconve 8/Euro 6, lançada há três anos na Europa. A nova linha contempla os modelos da Série K, com motor traseiro, e traz uma série de soluções de produtos e serviços. “O lançamento atenderá as normas de redução de emissões, aumentará a segurança e o conforto, e economizará mais combustível”, assegurou Silvio Munhoz, novo diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade, afirma que a empresa calcula economia de combustível de até 8% em ônibus rodoviários, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise; e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. O sistema de tratamento de gases permanece o SCR, com o uso do reagente ARLA 32, e que passa a ter um filtro de particulado para atender a lei Conama P8.

A montadora disponibiliza chassis de configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2 (rodoviários) e 4×2, 6×2*4 e 6×2/2 (urbanos). As motorizações, que podem ser abastecidas com diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros. Trazem novas potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv (urbanos). Também há as opções de 280cv e agora de 340cv (antes era de 320cv) nas versões movidas a gás (natural e/ou biometano). Os torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.

Outra novidade é o Opticruise com o lay shaft brake, um sistema de freio no eixo secundário da caixa que torna as trocas de marchas 45% mais rápidas. O equipamento já está presente na nova geração de caminhões da marca.

Na gama urbana, a caixa automática ZF EcoLife 2 chega com novo câmbio, que traz a função “start/stop” e desgaste reduzido devido ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração. Para ambas as caixas existem três tipos de modos de condução: econômico, padrão e potência.

Os pedais suspensos e o volante ajustável foram projetados para que a relação homem/máquina seja natural e agradável. Para evitar distrações no trajeto, os botões foram colocados no volante, que é ajustável para o comando do computador de bordo, bem como os controles de velocidade de subida e descida. O painel de instrumentos recebeu um novo design com a visibilidade ampliada e em duas opções de display, de 4 ou 7 polegadas.

Segurança aprimorada 

A nova geração está equipada com sistemas aprimorados e avançados. A tecnologia de auxílio ao motorista ganhou novos itens e o pacote opcional ADAS passa a ser ofertado em sua segunda geração, com a adição do ASLA, que agrega sensores laterais com a função de alertar sobre ponto cego e pedestres.

O ADAS permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três atuais dispositivos vão continuar na nova geração: a frenagem de emergência avançada, o aviso de saída de faixa e o controle de cruzeiro adaptativo.

Outra tecnologia é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019, e já um item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Outras tecnologias que seguem são o programa eletrônico de estabilidade e o sistema anticapotamento para ônibus rodoviários.

Com a remodelação das longarinas, os novos chassis estão 2% mais leves, permitindo ao operador rodoviário levar mais bagagens. A estrutura do chassi também está mais silenciosa e recebeu um novo sistema elétrico para que haja uma integração maior com a carroceria.

Serviços já testados em caminhões

A Scania escolheu o mais amplo portfólio de serviços desde que chegou ao Brasil, há 65 anos, para equipar a nova geração de ônibus Euro 6. Dentre eles, o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, já presente no segmento de caminhões. “O programa permite economia no custo de reparos de cada unidade da frota, uma vez que as paradas passam a ser programadas de acordo com a real necessidade do veículo. Portanto, será o próprio ônibus quem vai avisar quando precisará parar para a manutenção”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços.

O cliente de ônibus também usufruirá do PMS Premium Flexível Uptime, um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas com o objetivo de garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. Montanha cita como diferencial o pagamento atrelado à quilometragem rodada pelos veículos. “O cliente pagará apenas pelo que rodar. Se o ônibus ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero”, acrescenta.

A manutenção é contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. Em virtude disso, os veículos que consumirem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. “O aumento de disponibilidade da frota é notável. O ganho pode superar 80% se comparado à atual geração de ônibus”, estima.

Os clientes do segmento rodoviário que optarem pelo Uptime também passam a contar com os serviços da Control Tower, sistema que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania. “Os operadores poderão ter uma redução expressiva de até 30% no tempo de parada”, explica.

Realidade na Europa desde 2019, o Scania Zone chega aos operadores de ônibus brasileiros. Já disponível nos caminhões, o serviço permite que performance e condução dos motoristas sejam monitoradas de forma mais eficiente. Com o sistema de gerenciamento de frotas, é possível acompanhar a média de velocidade, freadas bruscas, posicionamento da frota, marcha lenta, diagnóstico remoto e consumo de combustível, entre outros dados extraídos em tempo real.

O maior diferencial está na possibilidade de os operadores controlarem a média de velocidade em trechos críticos ou que necessitem de um acompanhamento mais próximo do gestor de frota. Também é possível definir, a qualquer momento, o limite de velocidade em trechos críticos mapeados por cercas virtuais dentro do sistema.

O Scania Zone pode ser ativado por duas opções. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor imediatamente sem qualquer tipo de interferência do condutor.

Os Serviços Conectados Scania dispõem de três opções ao cliente. O pacote Análise, gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. O Desempenho permite acompanhamento em tempo real do veículo e da forma de condução, individualmente. O pacote Avaliação do Motorista é uma ferramenta focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.

Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (na tradução do inglês Ferramenta de Inteligência de Frotas), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos ônibus, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca e analisa cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

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