Operador logístico Reiter Log adquiriu cinco unidades do modelo FM Eletric
Redação TranspoData
Foto Rodolfo Buhrer, Volvo, Divulgação
Apresentados no Brasil na Fenatran 2022, os caminhões elétricos da Volvo começam agora a ser negociados no país. A primeira operação foi feita com a Reiter Logo, que usará em rotas diversas no transporte de cargas industrializadas. “A Reiter é cliente tradicional e um dos transportadores com maior foco em redução de CO2 no Brasil, tornando-se agora o primeiro operador de caminhões elétricos pesados Volvo no país”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da montadora. A entrega foi feita pelo presidente da Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, para Vinícius e Vanessa Reiter Pilz, da Reiter Log (foto).
No negócio, a Volvo está aplicando o conceito “caminhão como serviço”. Ao invés de vender, os veículos serão locados por meio da Locadora Volvo. “Com os caminhões elétricos trazendo nova tecnologia, a locação oferece mais flexibilidade para o cliente operar seus fretes sem precisar se preocupar com serviços de manutenção e conectividade, que já estão incluídos no negócio”, destaca Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul. A oferta de locação para este negócio inclui o plano de serviço ouro, Volvo Connect, assistência 24h e treinamento de motoristas, dentre outros itens.
Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log, que tem sede em Nova Santa Rita (RS), avalia que os veículos 100% elétricos oportunizarão à empresa oferecer um serviço de transporte com zero emissão de CO2 para vários dos clientes embarcadores, considerados empresas altamente comprometidas com metas ambientais ambiciosas. A negociação foi intermediada pelo concessionário Dipesul, que representa a marca Volvo no Rio Grande do Sul.
Os caminhões elétricos pesados Volvo têm potência de 490kW (660hp), com opções de peso bruto total combinado de até 44 toneladas. Podem ser equipados com três motores elétricos e até seis baterias (540kWh), com autonomia de até 300km. O carregamento pode ser feito de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo do equipamento.
[…] Volvo entrega primeiros caminhões elétricos no Brasil […]
[…] Latina, fez questão de dizer que já estão em curso, na Europa e América Latina, testes com Volvo FH 100% elétrico. E há também caminhões da marca circulando, em avaliação, com células de hidrogênio. A ideia […]