Linha M-B Euro 6 tem 20 versões

Montadora destaca que motores foram desenvolvidos e testados dentro da realidade do transporte brasileiro

Roberto Hunoff

Crédito
Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

A nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs chega ao mercado em 2023 com a garantia da Mercedes-Benz de redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e 50% nas de material particulado. Todos os modelos são equipados com motores compatíveis com a norma Proconve P8 e vêm com a tecnologia BlueTec 6, solução desenvolvida e amplamente testada dentro da realidade do transporte brasileiro. “Também vamos garantir economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto”, assinala Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da marca. A nova linha totaliza 20 modelos, divididos em três Accelo, nove Atego, cinco Actros e três Arocs. O modelo Axor teve sua produção descontinuada.

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores M-B OM 924 LA e OM 926 LA, aplicados em caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road; OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA, para extrapesados on e off-road. Os motores são potencializados com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Dotada de comando de embreagem otimizado, proporciona redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. Segundo a montadora, isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão.

Além da compatibilidade ambiental e do atendimento à legislação de emissões, a tecnologia BlueTec 6 proporciona aos clientes os benefícios da redução de custos operacionais. A montadora estima que o consumo de óleo lubrificante, por exemplo, é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões atuais Proconve P7 (Euro 5). Outra grande vantagem apontada é a intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos da mesma família de caminhões.

As novas versões dos quatro motores foram desenvolvidas no país para a realidade brasileira. Foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), nas ruas e estradas, além de 20 mil horas de testes de durabilidade em bancos de prova no Laboratório de Emissões na fábrica em São Bernardo do Campo (SP), e cerca de 250 protótipos.

Accelo mais potente

 A linha de caminhões Euro 6 chega com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. São equipados com o motor mais robusto do mercado, importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Os caminhões também são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.

Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, informa que o motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo 163 cavalos. O torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6.

O novo câmbio Mercedes-Benz G70 de seis marchas vem em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. A embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.

A linha traz novidades externas na cabina, como espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e luz diurna de rodagem de LED. Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável em 13 graus (mais cinco graus para cima e menos oito graus para baixo). Também carrega novo revestimento do teto, tacógrafo no teto e um espaço adicional para equipamentos, tanto no teto, quanto no painel. Este tem novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e a alavanca do câmbio automatizado.

A linha 2023 amplia o pacote de segurança com controle eletrônico de estabilidade, luzes de frenagem de emergência e auxílio de partida em rampa na versão com câmbio automatizado. Piloto automático está disponível como opcional para o Accelo 1317 6×2, modelo indicado para curtas distâncias rodoviárias. Ainda são equipados com sistema antitravamento de rodas, controle de tração e distribuição eletrônica de frenagem.

Atego com novas tecnologias

A linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de seis cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430) e 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de quatro cilindros segue com potência de 185 cavalos.

A linha ainda ganha novas tecnologias para maior economia, conforto e segurança. Os novos câmbios PowerShift Advanced G140 de oito marchas e G211 de 12 marchas são itens de série nos modelos 6×2 e 8×2. Para os modelos com câmbio manual, existe ainda o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista. Os caminhões Atego 1419 e 1719 4×2 passam a ser equipados com o novo câmbio manual G90 de seis marchas e com eixo traseiro Meritor 23.245 de duas velocidades.

A linha passa a oferecer um entre-eixos específico para a aplicação de distribuição de bebidas, facilitando a implementação da carroçaria. Outra novidade é que o Atego 3330 8×4 off-road, nas versões plataforma, basculante e betoneira, recebe segundo eixo dianteiro com suspensor levantado por cabos, o que aumenta a distância do chassi em relação ao solo.

Na cabina, destaque para o novo volante multifuncional e o painel de instrumentos com display digital, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção e immobilizer com trava integrada aos sistemas de porta e chave. Ainda conta com partida do veículo por botão. Externamente, a cabina tem espelho frontal de aproximação com aquecimento e luz diurna de rodagem de LED.

No que se refere às tecnologias de segurança, passa a contar com controle eletrônico de estabilidade nas versões 4×2 e 6×2, luzes de frenagem de emergência, auxílio de partida em rampa na versão com câmbio automatizado e piloto automático. ABS, ASR e EBD já eram oferecidos na versão anterior. Devido à nova especificação do lubrificante, o intervalo das trocas de óleo do câmbio aumentou em 100% nas caixas de câmbio Mercedes-Benz G90 e G211.

Actros com inédita cabina e novas gerações de motor

 O portfólio da família Actros de extrapesados on-road e mix-road amplia o leque de opções para oferecer novas soluções para os clientes. O primeiro grande destaque é o lançamento de uma nova cabina, a versão Space, com suspensão metálica e painel analógico. Ela se soma à atual Top Space. Dessa forma, o Actros passa a atender mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo. A versatilidade de aplicação é acentuada pelo novo entre-eixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.

A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados, com potência de 530 cavalos, apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite, de acordo com a montadora, a economia de combustível de 8% em comparação com o Actros atual. Outro destaque é o freio-motor com 560 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional. O motor OM 460 LA, de 495 cavalos de potência e sem EGR, teve sua curva de torque otimizada. Agora, ela entra em torque máximo a partir de 1.050 rpm.

A nova transmissão automatizada PowerShift Advanced permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves em muitos cenários, graças à seleção de marchas ainda mais precisa. O eixo traseiro, o New Final Drive, passa a utilizar novos magnetos, aumentando em 20% a vida útil do óleo lubrificante. Mais leve, ele resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida.

A segunda geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa, chega ao Brasil em 2023 com o Actros. A geração traz braços da câmera 10 centímetros mais curtos e novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios é que os motoristas agora podem andar de ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Na cabina de 2,50 metros de largura, o braço da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis. O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para clientes.

As novidades na cabina são o painel de instrumentos digital com tela principal de 12 polegadas, para a cabina atual Top Space, e o painel analógico da versão Space. Destaque ainda para os novos bancos pneumáticos nacionais, com revestimento de tecido e vinil, e o novo conjunto ótico de faróis em LED, opcional. Também são opcionais o freio a disco, tanque de combustível de 720 litros e arla com aquecimento.

O Actros Top Space, linha atual, sai de fábrica com 16 itens de série: assistentes ativo de frenagem, de ponto cego, de fadiga, de parada Hold e ativo de proximidade; controle eletrônico de estabilidade, piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, EBS, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, sensor de faixa de rolagem, auxílio de partida em rampa, farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente. Como opcionais, freio auxiliar retarder e airbag para o motorista.

Arocs com mais aplicações off-road

O caminhão extrapesado Arocs, basculante 8×4 lançado em outubro do ano passado, ganha dois novos modelos: 3351 6×4 versões plataforma, basculante e cavalo mecânico, e 4151 6×4 basculante. Desta forma, o modelo passa a oferecer soluções para mais operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira.

O motor do Arcos é o OM 460 LA, com potência de 495 cavalos, em operação conjunta com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Os modelos passam a contar, opcionalmente, com o controle de estabilidade, faróis com luzes de LED e airbag.

Os caminhões receberão novos bancos pneumáticos nacionalizados, com 11 possibilidades de regulagens, disponibilidades de dois apoios de braços com regulagens de altura e cinto de segurança integrado e com regulagem de altura. Outros itens destacados são o tanque de plástico, a tomada de ar com ciclonizador e pré-filtro multilayer.

Linha Axor é descontinuada

Com a linha 2023, os modelos Axor serão descontinuados após 17 anos no mercado brasileiro e quase 100 mil unidades vendidas. “Estamos acompanhando a evolução tecnológica dos produtos e do mercado, que sempre traz novas demandas”, ressalta Jefferson Ferrarez.

O modelo, no entanto, segue à disposição do mercado brasileiro por meio da parceria da Mercedes-Benz com a Grunner, o que resulta na oferta da máquina inteligente de direção autônoma que opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Oferecida nas versões 8×4 e 6×4, a máquina para transbordo de cana tem uma das maiores capacidades de carga líquida do mercado brasileiro, chegando até 20 toneladas de cana picada.

A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde ocorre a colheita. “Projetamos a venda de 350 unidades em 2022, chegando a um volume acumulado de 580 Axor 3131 com direção autônoma no Brasil. Significa a maior frota de máquinas inteligentes atuando no setor sucroenergético e vamos continuar em ampla expansão dessa tecnologia nos próximos anos”, destaca Ferrarez.

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