Operação realizada em parceria com a SHEIN traz mais praticidade e sustentabilidade para a logística reversa via drop off da varejista global

Redação TranspoData

Foto Jadlog, Divulgação

A Jadlog firmou parceria para realizar a logística reversa de produtos da SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle, por meio do drop off, ou serviço de postagem, em qualquer um dos mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro que a transportadora possui no Brasil. Outra novidade é que a postagem dos produtos via drop off passa a ser feita por meio de QR Code, eliminando a necessidade de impressão da etiqueta de papel.

A operação realizada com o QR Code traz inovação, praticidade e sustentabilidade para as postagens dos consumidores da SHEIN, ao mesmo tempo em que reforça a política de trocas e devoluções da varejista global, dando ainda mais escalabilidade aos processos. Os mais de 4 mil pontos comerciais de bairros parceiros no Brasil, também conhecidos como pontos Pickup da Jadlog, aproximam os consumidores do local dos despachos reversos, reduzem o custo do envio e agilizam o atendimento, com menos filas do que outros serviços logísticos tradicionais.

Julio Manzano, diretor de logística da SHEIN, argumenta que a logística reversa com maior adoção de tecnologia é necessária para otimizar e facilitar o processo de devolução de produtos. “Isto nos permite ter ainda mais capilaridade logística. Assim, conseguimos atender as necessidades dos consumidores, inclusive no pós-compra”, destaca.

Funcionamento

Na prática da logística reversa, o consumidor da SHEIN solicita a devolução do produto no site e seleciona o ponto Pickup de sua preferência para realizar a postagem ou drop off. Por e-mail e ou SMS, recebe o QR Code para enviar o produto de volta, sem a necessidade de imprimir qualquer etiqueta. Basta apresentar a tela do dispositivo móvel com o código.

A Jadlog é responsável por coletar a encomenda no ponto Pickup e enviar para a origem. “A logística reversa é também muito relevante na decisão de compra dos consumidores. Facilitar esse processo de devolução e impactar positivamente na experiência do cliente é o objetivo da rede Jadlog Pickup”, observa Diogo Inoue, diretor das soluções OOH da transportadora. Ele lembra que um estudo da Inmar Intelligence mostra que 92% dos consumidores voltariam a comprar no mesmo site se o processo de devolução for fácil. E 67% checam a política de devolução dos varejistas antes de fazer a compra on-line.

A rede Pickup da Jadlog oferece um valor de frete cerca de 20% mais barato na logística reversa pelo drop off, se comparado ao valor em coletas porta a porta, e incrementa a operação logística Out Of Home, ou fora de casa, uma alternativa aos modais de entrega padrão. Os pontos comerciais parceiros aliviam a grande demanda atual de transportes na última milha e são cada vez mais utilizados pelos consumidores.

Também movimentam a economia no bairro, geram mais empregos e garantem a manutenção do comércio local. Isso porque os envios de encomendas atraem mais pessoas aos estabelecimentos dos lojistas proprietários dos pontos da rede Pickup, permitindo consequente aumento de vendas dos itens originais das lojas.

Mais sustentabilidade

Adicionalmente, a operação na rede Pickup transfere mais sustentabilidade à logística, já que, ao consolidar as postagens e entregas em um único ponto, promove uma redução no número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos. Do total de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro da Jadlog no Brasil, 900 deles estão na Região Metropolitana de São Paulo, representando uma capilaridade três vezes maior do que a dos Correios na mesma área de cobertura. A expectativa é de que, em menos de cinco anos, este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos e envios do e-commerce no Brasil, índice já atingido em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.

 

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