Fabricante destaca espaço ampliado para acesso ao salão de passageiros e maior capacidade para o transporte de cargas

Roberto Hunoff

Fotos Comil, Divulgação

O novo modelo HD Invictus 2025 da Comil chega ao mercado seguindo as linhas de design da família Invictus DD. Os diferenciais são os detalhes externos e novidades internas de acabamentos e melhor ergonomia para passageiros e motoristas. A fabricante sediada em Erechim (RS) ainda destaca as peças intercambiáveis entre os produtos da linha Invictus, o baixo custo de manutenção e a maior capacidade de capacidade de carga nos bagageiros. A empresa já iniciou a produção das primeiras unidades para atender aos pedidos iniciais de clientes.

A engenharia da montadora deu atenção especial aos acessos da cabine do motorista e ao salão de passageiros. O conceito “free access”, desenvolvido após uma pesquisa de mercado, visa oferecer o melhor acesso possível para os passageiros e para o motorista. Houve aumento nas dimensões da porta de entrada para a cabine do motorista, tanto em altura quanto em largura, bem como na escada de acesso ao salão de passageiros, com ganho adicional de 210mm. De acordo com a empresa, a medida, complementada pela luz indireta em LED para iluminar os degraus, proporciona melhor ergonomia e mais segurança aos usuários.

Com base no conceito “full load”, a equipe de engenharia desenvolveu soluções para otimizar o espaço dos bagageiros, resultando em aumento de 10% na capacidade de carga em comparação com o modelo anterior, podendo chegar a 26 metros cúbicos, dependendo da configuração da carroceria. De acordo com o diretor comercial, Tiago Zanette, a melhoria atende às necessidades práticas dos operadores de transporte.

O modelo HD Invictus também atende ao regulamento internacional ECE-R66.02, que estabelece as características estruturais de resistência ao tombamento. Além de realizar testes experimentais em campos de provas, a Comil possui a homologação de agente certificador internacional, permitindo análises virtuais. “Isso garante soluções mais rápidas e eficientes, sempre priorizando a segurança dos operadores e tripulantes. Essa abordagem híbrida, combinando testes físicos com simulações virtuais, demonstra o compromisso da encarroçadora em manter seus produtos em conformidade com os mais altos padrões de segurança”, reforça o executivo.

No interior foram introduzidas inovações, como o novo painel superior frontal do salão de passageiros, mais ergonômico, e espaço mais amplo entre as poltronas. O novo acabamento do teto interno, com peças produzidas em PU revestidas de vinil, oferece maior isolamento térmico e acústico.

As novas peças são produzidas com mais estabilidade dimensional e recortes automatizados, garantindo encaixe preciso. O novo conceito de montagem das curvas de teto facilita o acesso à manutenção da rede elétrica e dos dutos de ar-condicionado, com acabamentos que aumentam a durabilidade das peças.

A cabine do motorista ganhou novos acabamentos de teto, porta-copos e objetos integrados ao design. O painel de instrumentos é feito em poliuretano com acabamento touch. Destacam-se também os novos espelhos retrovisores, que oferecem um melhor ângulo de visão aos motoristas e possuem fixação externa, facilitando a manutenção.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here