Transportadora celebra 32 anos com foco em se tornar cada vez mais sustentável
Redação TranspoData
Fotos Fontanella Transportes, Divulgação
A Fontanella Transportes chega aos 32 anos em agosto, celebrando o crescimento do negócio, com atuação do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil, e focando em se tornar uma companhia cada vez mais sustentável. Prova desse posicionamento foi o recente investimento de R$ 270 milhões para a aquisição de 200 caminhões, equipados com tecnologias para redução da emissão de CO².
A empresa adquiriu 130 caminhões Scania, sendo 120 do modelo R460 A6x2, seis R410 A6x2 a gás e quatro R560 A6x4, e mais 50 Volvo FH540 A6x4 e outros 20 FH460 A6x2. Do total, 194 são modelos que reduzem em até 50% o CO² liberado no ar e os outros seis, por serem a gás, diminuem em até 90% essa emissão. “Temos que deixar nossa contribuição para baixarmos a quantidade de CO² jogado no ar. Por isso, buscamos ampliar a frota com caminhões modernos, em busca de um mundo melhor”, evidencia o diretor Valdir Fontanella.
Fundada em 1991 e com matriz em Lauro Müller (SC), a Fontanella Transportes tem uma rede de 20 filiais em mais de 10 estados, 1.600 funcionários e frota que se aproxima de 900 caminhões próprios. “No começo, sabíamos que seria muito difícil e iniciamos sem saber o que poderia acontecer no futuro. A gente sonhava com uma grande empresa, mas também não imaginávamos que o negócio chegaria na proporção do que estamos vivendo hoje, dentre as principais do país”, comenta.
Com o crescimento do negócio a gestão da empresa enxergou a necessidade de, para além das tratativas comerciais, também contribuir com o planeta. Com isso, passou a investir em ações com viés na sustentabilidade. “Sabemos que ainda é pouco perto do que pode ser feito, mas acreditamos que é um grande passo nesse período de dificuldades. Apesar de tudo, não podemos esquecer daqueles que virão depois de nós, que também precisarão morar neste planeta. Por esse motivo, temos o compromisso de sermos diferentes no mercado e engajados na busca por mais pureza no ar que respiramos”, completa.
A empresa também dedica especial atenção às pessoas envolvidas no negócio. Dos 1.600 colaboradores, aproximadamente 900 são motoristas. “Um profissional nosso não embarca sem ter um plano de saúde com o suporte da empresa, muitas vezes para ele e até para os familiares. Fazemos questão de garantir as horas de descanso e acompanhamos todas as cargas por meio de um rastreamento, garantindo a segurança dos motoristas que chegam a ficar até 5 mil quilômetros longe de casa”, assegura.
Em termos de estrutura física, as melhorias também são constantes. Nas unidades de São Paulo, João Pessoa (PB) e Recife (PE) as ampliações estão sendo concluídas. Em Criciúma está em construção uma área de 6.000m² para abrigar novo escritório e refeitório com área de lazer.
Uma resposta
Nas minhas viagens por todo esse brasil sempre encontrei uma fontanela nas estradas desse nosso brasil isso mim bateu uma vontade de trabalhar numa empresa desse porte