Começou a 22ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), e a Revista TranspoData está presente para registrar todos os detalhes do principal evento voltado ao segmento. De hoje até 18 de outubro você vai acompanhar as principais novidades das montadoras de caminhões, implementos rodoviários, serviços, sistemas de segurança, ferramentas, tecnologia, entre outras. A Fenatran acontece na São Paulo Expo, das 13h às 21h.

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5VW Caminhões e Ônibus

A VW Caminhões e Ônibus anunciou mudanças na sua linha de caminhões leves aos extrapesados, que incluíram novas transmissões automatizadas e melhorias nos itens de acabamentos para oferecer mais conforto aos motoristas e eficiência e economia aos frotistas. Essas novidades passam pelo segmento de leves com a versão do Delivery 11.180 com tração 4×4 para aplicações off-road chegando até os modelos de maior porte, como o Constellation semipesado 24.280 com transmissão automatizada e o pesado MAN TGX 28.440 com opção de suspensão pneumática.

Na edição da Fenatran de 2017, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou novas opções para a linha Delivery, com as versões V-Tronic 9.170 e 11.180 (para 9 e 11 toneladas de PBT), cujo diferencial é a transmissão automatizada Eaton EAO-6106. Com seis velocidades, sendo a última marcha overdrive, característica que também contribui para a economia de combustível. O motorista tem também a opção da condução no modo manual, expediente bastante útil em situações específicas em que se necessita de mais ou de menos potência. Outro recurso é o assistente de rampa, que segura o caminhão por três segundos sem pisar no freio nas partidas em aclives. O sistema funciona também em marcha à ré.

O destaque da montadora na feira é o e-Consórcio, que segue o mesmo modelo do Consórcio Modular, sistema de produção no qual sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica.

O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6×2. O modelo traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender as mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.

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