Com novo modelo, empresa aposta na melhoria da infraestrutura de postos de abastecimento de gás pelo Brasil para atuar também no transporte da safra agrícola

Mauro Cassane

Scania, Divulgação

A Scania lançou hoje seu caminhão mais pesado movido a gás. O veículo é um G 460 (a numeração indica os cavalos de potência do motor), com tração 6×4 que pode puxar carretas de três ou quatro eixos, até 15,40 metros de comprimento e capacidade para 58 toneladas de carga. Com mais cilindros a gás adaptados à parte traseira da cabina, a capacidade aumentou e o novo modelo pode cobrir 650 quilômetros de estrada.

De acordo com André Gentil, gerente de vendas a grandes frotistas da Scania, esse modelo, especificamente, tem como foco atender as demandas do agronegócio. “É um produto vocacionado para trabalhar na logística do escoamento das safras de grãos, madeira ou cana”, em regiões em que já há boa infraestrutura para abastecimento de gás”.

O executivo diz que, pelas rodovias costeiras do Brasil, entre Curitiba e Pernambuco, já uma bem estruturada rede de postos de abastecimento de gás. De acordo com dados da Scania, no ano passado havia 45 postos de abastecimento de gás no País. “Neste ano o número mais do que dobrou, são 92 postos de abastecimento de gás. Isso demonstra o quanto a demanda vem crescendo e a infraestrutura melhorando rapidamente”.

A Scania já comercializou mais de mil unidades de caminhões a gás no Brasil desde o lançamento de seus caminhões movidos a este tipo de combustível em 2018. “Grande parte desta frota circula no eixo Rio – São Paulo”, comenta Gentil. O executivo estima que, com a abertura de mais pontos de abastecimento de gás pelo País, novas rotas serão abertas para as regiões Centro-Oeste, onde há forte demanda para transporte de grãos.

Além da versão mais pesada, para longas distâncias, de 460 cv, a Scania também vai oferecer, no gás, a versão de 420 cv. As duas versões podem ser configuradas nas trações 6×4, 6×2 e 4×2. Os novos produtos serão expostos na Agrishow que acontecerá na próxima semana entre 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

Os produtos já podem ser adquiridos na rede de concessionárias Scania e a entrega está prevista para o segundo semestre. A empresa Logás, de Minas Gerais, distribuidora de gás para indústria, já encomendou 20 unidades do modelo G 420 6×2.

Segundo Gentil, “a Scania ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, temos os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está crescendo para os interiores e Centro-Oeste.”

Para acomodar galões a mais de gás, e chegar à autonomia de 650 quilômetros, o GH 460 cavalos recebeu a cabine alta Highline. O motor do Ciclo Otto (o mesmo que funciona a gasolina ou etanol) tem 13 litros e entrega torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos foi reduzido a 3.600mm por isso permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, as conhecidas “carretas 30-pallets”.

A gama de veículos a gás da Scania foi batizada de X-gás. Os novos modelos de 420 e 460 cavalos, e os já disponíveis 280 e 340cv, são equipados com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no Scania Super, conhecida por fazer as trocas de marcha mais rápido que as anteriores e com outro atributo bem apreciado no setor: é 75 kg mais leve.

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