A menor picape da marca, produzida no Brasil, por seus atributos de luxo e conforto, vem conquistando cada vez mais o gosto dos picapeiros

Mauro Cassane

TranspoData, Divulgação

Vamos iniciar logo com os fatos: a picape Rampage, essa versão bem mais compacta da icônica marca Ram, fabricada no Brasil, é um tremendo sucesso no mercado nacional. Só no mês passado (março), de acordo com dados de licenciamentos, 2.133 unidades foram emplacadas. Considerando o primeiro trimestre deste ano a soma chega a 5.919 unidades.

Então, se você está pensando em comprar esse modelo, fique tranquilo, de cara está fazendo um bom negócio pois, com esses  números de vendas, sua depreciação é em índice bem menor. Produzida em Goiânia, PE, a picape é montada na mesma plataforma de sua prima italiana Toro, da Fiat, mas de resto tudo é bem diferente. Digamos que se tornou uma Toro do mais alto padrão e com todos elementos marcantes dos aficionados pela marca Ram: logo grande e impactante além dos cromados por todos os lados.

Avaliamos o modelo mais procurado pelos consumidores brasileiros: a Rampage Laramie Diesel com valor referenciado pela montadora em R$ 262.990,00. O motor 2.0L Multijet turbodiesel entrega 170 cv com torque de 38,8 kgfm. Pode parecer pouco, mas, na avaliação, as respostas são rápidas, ultrapassagens eficientes com excelente retomada de velocidade fazendo bom uso da transmissão automática ZF de 9 velocidades.

A Rampage tem design arrojado e diferenciado. Parece maior do que realmente é. Tem 5.026 mm de comprimento, 1,89 metro de largura e 1,78  metro de altura com entreeixos de 2,99 metros.  Medidas bem parecidas com muitos SUV (especialmente o Compass e o Comander, da Jeep, que usam a mesma plataforma) mas, olhando de fora, ou no retrovisor, parece uma gigante. O logo cromado na grade dianteira ajuda muito nessa “ilusão de ótica”.

Inclusive, as portas laterais lembram bastante as do Commander. Mas essa foi mesmo a intenção: apresentar ao mercado uma picape média como a Toro mas com todos os atributos visuais de suas irmãs gigantes Ram 2500 e Ram 3500. Neste aspecto, foi um grande acerto da engenharia da Stellantis botar parachoque traseiro metálico (é um erro esse dispositivo ser de plástico em qualquer picape).

O trem de força da Rampage é o ponto alto do pacote tecnológico. Transmissão e motor parecem mesmo que foram feitos um para o outro. A tocada é macia, silenciosa e é possível sentir com leve pressão no pedal do acelerador que o conjunto trabalha harmoniosamente. Ou seja, se quer velocidade, a Rampage entrega de maneira célere e se quer torque, o motor diesel não faz feio e responde bem. Avaliamos com 350 quilos de lastro (a capacidade dela é 1.015 kg) e, mesmo em picos urbanos, com rampas acima de 20%, subiu ignorando o peso.

Na terra, ao se deparar com um pouco mais de lama, a tração 4×4 atua bem mas a Rampage não permite que o motorista selecione a reduzida ou, ainda, deixe no modo 4×2. O sistema faz tudo sozinho. Não encontramos dificuldades com lama leve, mas fica a dúvida se, em situações mais complexas, com buracos e lama mais pesada, ela vai dar conta.

Outro grande ponto forte que merece ser destacado é o silêncio e conforto interno. Rodando na estrada, com vidros fechados, não se nota um único ronco do motor diesel. Nas curvas, por ser integral 4×4, a Rampage entra e sai com segurança confiável e firmeza esportiva e a suspensão independente nas quatro rodas mostra, em situações assim, seus atributos.

Internamente a Rampage oferece ótima ergonomia para o motorista e bancos de couro sintético com acabamento em costura em marrom e preto dá um ar de mais elegância e nobreza. Os passageiros do banco traseiro contam com espaço razoável mas sem grandes novidades em se tratando de picapes deste porte: fica com o joelho encostado no banco mesmo toda gente com mais de 1,76 metro.

O cluster de instrumentos vem com tela de 10,3 polegadas que permite boa visualização sobre as informações do veículo e a tela digital multimídia ao lado, acima do console, um pouco maior, tem 12,3 polegadas.

Medimos o consumo: na cidade, mesmo enfrentando grandes ladeiras, bateu 9,8 km/l. Na estrada foi ainda mais surpreendente: 12,6 km/l. Na média, considerando também cerca de 30 km em estrada de terra (com rampas de mais de 25%), fizemos 11,7 km/l o que é impressionante para este tipo de veículo.

No geral, a Rampage é uma picape média que atende perfeitamente bem aqueles picapeiros que, na maior parte do tempo, rodam mesmo sobre asfalto. Certamente que, como todo 4×4, ela vai bem na terra. Mas é bom não abusar. Os frotistas que sempre se encantam com as picaponas como as Ram 2500 e 3500 e Ford F-150, não vão se decepcionar com a Rampage mas seria de bom tom não parar ao lado dessas gigantes.

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