Com aporte de R$ 3 bilhões, montadora chinesa produzirá veículos elétricos e híbridos, incluindo chassis de ônibus e caminhões

Roberto Hunoff

Foto BYD, Divulgação

A greentech BYD se estabelece de vez na Bahia com o anúncio da abertura de seu mais novo complexo industrial. Com a presença do fundador e CEO Wang Chuanfu, da vice-presidente executiva e CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a companhia inaugurou, na segunda-feira (09/10), as futuras unidades fabris no complexo industrial de Camaçari. Dentre as autoridades presentes estava o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Wang Chuanfu, CEO e fundador, recordou que a BYD iniciou como uma empresa chinesa de baterias para oferecer alternativas às alterações climáticas e ao congestionamento nas cidades. “Sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol, eletrificar a rede, tornar todos os veículos elétricos e aliviar o congestionamento”, ressaltou. Em março de 2022, foi a primeira empresa automotiva do mundo a interromper oficialmente a produção de veículos apenas com motor a combustão. Para ele, o Brasil é um mercado promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos

As três fábricas irão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação. “Somos uma empresa com mais de 90 mil engenheiros. E queremos apoiar a Bahia, especialmente a região de Camaçari, a se tornar o Vale do Silício do Brasil. Por isso, construiremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador”, assinalou.

Stella Li, vice-presidente executiva global, acrescentou que o modelo Dolphin agora será fabricado em Camaçari. Foram vendidas 5 mil unidades apenas três meses após o lançamento. Também estarão em linha de produção o Song Plus, PHEV que tem autonomia de mais de 1 mil quilômetros, e o Yuan Plus, 100% elétrico.

Em julho deste ano, a BYD anunciou o investimento de R$ 3 bilhões para instalar três linhas de produção diferentes dentro de um mesmo complexo fabril, localizado em Camaçari, na Bahia. Este vai ser o maior polo industrial da BYD fora da China. “Ao reunirmos Brasil e China neste prédio simbólico da indústria automotiva nacional, celebramos não somente as nossas diferenças culturais, mas nossas paixões e sonhos em comum”, ressalta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD. Ele ainda acrescenta que os estudos para o desenvolvimento de um motor híbrido flex à base de etanol, que possibilite o uso da energia que vem da cana-de-açúcar, já estão em desenvolvimento.

Contribuindo para o fomento econômico do estado baiano, o novo complexo vai gerar 5 mil empregos, transformando Camaçari em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços. A BYD vai contribuir diretamente com o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.

A BYD tem mais de 600 mil funcionários em todo o mundo e conta com 11 centros de pesquisa espalhados pelo globo. A empresa solicita uma média de 19 patentes por dia e, atualmente, possui 40 mil registradas e, destas, 28 mil em âmbito mundial. Os veículos eletrificados da companhia estão rodando em mais de 70 países, de seis continentes, há mais de 10 anos.

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