Fabricante apresenta três novos modelos de chassis de olho em potencial retomada do setor nos próximos anos.
Apesar das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas de ônibus urbanos durante a pandemia, as montadoras demonstram otimismo para os próximos anos. De acordo com estudo da NTU, entidade que congrega as empresas do setor, o prejuízo causado pela pandemia chega perto de 17 bilhões de reais.
A Volkswagen anunciou novidades em sua família de ônibus urbanos. Além dos modelos 17.230 ODS e 17.260 ODS, com suspensão pneumática e motor dianteiro, a empresa lançou os dois modelo mais leve, 15.190 ODS e o 10.160 OD e o que chamou de “superônibus”, o 22.280 ODS.
Os dois novos Volksbus 15.190 ODS e 22.280 ODS contam com motores dianteiros MAN e não precisam de Arla 32. “A VWCO tem um olhar especial às mudanças do mercado. É por isso que estamos trabalhando constantemente na modernização da linha Volksbus, que sempre foi sinônimo de inovação”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O Volksbus 22.280 ODS chega ao mercado para atender às demandas das grandes cidades que, naturalmente, precisam de veículos maiores. De acordo com a fabricante, o modelo conta com a maior capacidade técnica do segmento: o superônibus pode levar 22 toneladas, aproximadamente 115 passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros.
De olho na demanda, o modelo visa atender o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado com veículos maiores, como articulados. Essa redução se deve ao fato de que veículo consume menos combustível e tem custos reduzidos de manutenção.
O superônibus vem com a suspensão pneumática, motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas. Já seu irmão menor, o Volksbus 15.190 ODS chega ao mercado com soluções para operadores do transporte público em linhas alimentadoras. Também equipado com suspensão pneumática, o o chassis 15.190 ODS é equipado com motor MAN D08, com 186 cv e 700 Nm do torque e transmissão ZF de sete velocidades.
Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento. O chassi é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midiônibus sob medida para linhas de fluxo intermediário, com menores intervalos entre os embarques.
Outra novidades é o micro-ônibus Volksbus 10.160 OD. A nova configuração do 10.160 OD foi desenvolvida em parceria com os encarroçadores e tem capacidade de transportar até 36 passageiros. Ele conta com motor de 162cv de potência, que entrega 600 Nm de torque, uma transmissão ZF S5 420 com cinco velocidades e um PBT de 10.000 Kg, o que possibilitou o aumento da capacidade de passageiros. Novas configurações de carrocerias estão em desenvolvimento e, em breve, também estarão disponíveis.
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