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Ônibus rodoviários mais inteligentes

Nova geração de chassis rodoviários Volvo chegam com tecnologias que a montadora apresentou nos caminhões FH.

Os novos chassis B420R+ e B450R+ passam a ser equipados com a nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente, sistemas que a Volvo apresentou ao lançar, ano passado, seus caminhões FH. De acordo com a empresa, esses recursos garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Os novos ônibus também trazem melhorias no Sistema de Segurança Ativa e novas funcionalidades do App Volvo Bus Connect.

Os novos chassis são destinados para rotas extensas, que usam versões doble decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.

O software de controle do motor foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil. Chamada de Aceleração Inteligente, essa tecnologia da Volvo proporciona redução no consumo de diesel. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses na América Latina.

A nova versão da transmissão I-Shift proporciona trocas mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto em marcha. “Conjugados, o novo software do motor e a nova I-Shift podem trazer até 5% de redução no consumo, dependendo do trecho e condições de operação”, afirma Prosdócimo.

Ainda no motor, os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. O dispositivo ganhou novo módulo de comando, além de nova bomba e injetores. Essas mudanças também seguem padrão adotado na linha de caminhões Volvo, simplificando a manutenção e reduzindo custos operacionais.

Da mesma forma que os caminhões, houve avanços também na arquitetura eletrônica dos veículos, que estão ainda mais conectados. Com isso, o Volvo Bus Connect aplicativo de celular que ajuda o operador a gerir a frota, ganhou novas funcionalidades. Remotamente é possível acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações, tempo em marcha lenta etc. Com esses dados, é possível implementar melhorias, treinando os motoristas com base em números concretos. O App Volvo Bus Connect é gratuito e está disponível para download nas lojas Play Store e Apple Store.

Os chassis ganharam um novo volante. Forrado em couro, tem agora 50 cm de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir. A nova geração de chassis traz ainda um tacógrafo digital.

Mais seguros

Como item opcional, ambos modelos podem ter o Sistema de Segurança Ativa (SSA) da Volvo mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido.

A última geração do SSA traz um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. Além disso, os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento (ABS).

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