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Distribuição de chocolates é feita com veículos elétricos refrigerados

Iniciativa da DHL Supply Chain e Mondelez também promove maior diversidade, com emprego de mão de obra feminina na atividade

Redação TranspoData

Foto DHL Supply Chain, Divulgação

A DHL Supply Chain e a Mondelez deram mais um passo em sua agenda de ESG: incluíram na malha de distribuição quatro veículos elétricos refrigerados, se somando aos dois elétricos tradicionais que já compunham a frota. Os novos veículos dedicados vão transportar chocolates da ampla linha da Mondelez, que requerem a manutenção da temperatura ao longo do trajeto entre 10º e 20º C. A iniciativa faz parte do compromisso que as duas empresas possuem para zerar emissões em suas operações.

A Mondelez possui uma longa parceria com a DHL Supply Chain globalmente e, no Brasil, já dura cerca de 18 anos. Além de operar a logística das fábricas da multinacional de snacks de Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE), a companhia é responsável pelas operações do warehouse de Viana (ES) e do LLP (Lead Logistic Partner) em Barueri (SP). “As duas empresas, tanto em nível global como local, têm um compromisso com a adoção crescente de práticas de ESG, sendo a redução do impacto ambiental uma das prioridades. O Grupo DHL inclusive tem a meta de zerar suas emissões até 2050. Neste sentido, já contávamos com carros elétricos na operação, mas será a primeira vez que utilizaremos o modelo refrigerado. Esse movimento abre possibilidades neste e em outros projetos”, afirma Marcelo Linhares, diretor de operações do setor de consumo da DHL Supply Chain.

Os novos veículos, do tipo VUC, realizam entregas na Região Metropolitana de Louveira, interior de São Paulo, com temperatura monitorada ao longo de todo o trajeto. Em média, por mês, são realizadas 40 entregas, em cerca de 20 varejistas e distribuidores em um raio de até 75 quilômetros. O veículo é 100% elétrico, tem 150 quilômetros de autonomia, capacidade para três toneladas de carga, não emite gases, e ainda traz as vantagens de ser isento das restrições de circulação, ser silencioso e apresentar baixa trepidação.

A estimativa é diminuir as emissões em cerca de 38% com a utilização dos seis veículos. “A utilização destes veículos é uma das iniciativas para cumprirmos o compromisso público e global de sermos net zero até 2050. Começamos com um piloto em 2022 e, diante dos resultados alcançados, tomamos a decisão de expandir. Outras iniciativas sustentáveis estão sendo estudadas para implementação ainda em 2023”, afirma Gleydson Pereira, procurement manager & innovation da Mondelez.
A frota elétrica deste projeto é conduzida por motoristas femininas, parte do Programa “Mulheres na Estrada”, que visa promover maior diversidade de gênero na área de transportes. “Dirigir um caminhão e realizar entregas me deixa feliz e grata, pois consigo motivar outras mulheres a exercer a profissão”, comenta Ana Paula Leite, motorista na DHL Supply Chain.

A frota sustentável da DHL Supply Chain conta com mais 100 veículos elétricos dos modelos VUC, toco (caminhão semipesado) e carros utilitários elétricos. Eles realizam entregas verdes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. A operadora logística utiliza também bicicletas para entregas urbanas de baixo volume, embalagens refrigeradas retornáveis, empilhadeiras e outros equipamentos elétricos em seus armazéns e dispõe de um centro de distribuição com uma usina solar no teto que gera quase toda a energia que consome.

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