Operação objetiva facilitar a importação de carros elétricos para o Brasil

Redação TranspoData

Foto TVV, Divulgação

Em uma operação inédita no Brasil, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo, terá uma nova rota comercial para a China, com o objetivo principal de facilitar a importação de carros elétricos para o país. A parceria ainda envolve o Terminal Portuário Multipropósito da Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem; Mercosul e Feeder, além de operações na ponta rodoviária, e o Cosco, grupo de transporte marítimo da China Ocean Shipping.
O TVV opera com embarque e descarga de navios, bem como com a movimentação e armazenagem de contêineres e dos mais diversos tipos de carga, com administração pela Log-In Logística Intermodal. O novo serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria com a empresa chinesa Cosco, é inédito no Brasil.

Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já oferecem essa operação, que chega como alternativa à escassez de navios especializados para transporte de veículos, principalmente os que fazem trajeto para a China. Ainda visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).

De acordo com o diretor de terminais da Log-In, Gustavo Paixão, as principais montadoras do mundo já não têm mais projetos de fabricação de veículos com combustível fóssil após 2035, o que torna os elétricos uma inovação do presente e, certamente, do futuro. “O TVV agora será parte importante no desenvolvimento desse mercado e da economia, com a geração de empregos e maior arrecadação para o estado”, afirma Paixão.
Projeto piloto

O projeto piloto da nova operação começou a ser desenvolvido em dezembro de 2022, contando com 600 carros já na primeira descarga no Espírito Santo. Com o sucesso dos testes e crescimento da operação, que transportou 8 mil veículos importados até junho deste ano, o serviço passa agora a ser oficial e a expectativa é dobrar o volume de carros elétricos transportados nos próximos seis meses. “Os testes serviram para compreender o melhor formato da operação, bem como a movimentação do mercado, para que pudéssemos oficializar o serviço, que impactará positivamente o desenvolvimento econômico não só do Espírito Santo como do país como um todo”, comenta Helder Marques, do Grupo Cosco.
O gerente comercial da Log-In, Marhmed Hashemj, conta que para garantir o sucesso da nova rota comercial, a frota foi atualizada com navios mais modernos e eficientes em consumo, velocidade, espaço de armazenamento e segurança. “Basicamente, esses navios transportam máquinas e carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, mas também conjugam com outras operações do porto, como a exportação de granito, que ocorre há mais de 10 anos. Desta forma, é possível explorar a operação de logística reversa, fomentando o comércio entre Brasil e China”, explica.

Hashemj salienta ainda que a parceria é uma oportunidade de potencializar a economia local. “O Espírito Santo é um grande exportador de celulose e granito, mas esses navios partiam para a China carregados e retornavam vazios. Agora, esse gargalo foi aproveitado para desenvolver uma rota inédita e exclusiva de importação China-Brasil”, ressalta. A nova rota e a parceria com o Cosco só foram possíveis pelos investimentos recentes aplicados no terminal, algo em torno de R$ 150 milhões, que garantiram a modernização dos equipamentos e aplicação de novas tecnologias.

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