Propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em 9,5 segundos, sendo o mais rápido dentre os concorrentes

Roberto Hunoff

Fotos Fiat, Divulgação

Veja o vídeo:

https://www.media.stellantis.com/br-pt/fiat/media-library/video/2237421/549900

Única picape a chegar no topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país no acumulado do ano, a Strada incorpora novos atributos na linha 2024. Dentre eles, motor turbo flex, nova versão para deixar a gama ainda mais completa, uma edição limitada comemorativa aos 25 anos do modelo e mudanças no design.

O modelo ganhou mais potência e torque graças ao motor turbo 200 flex. Com isso, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo. O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte da família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O turbo 200 flex é dotado de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível e o baixo nível de emissões.

Com potência de 130cv com etanol e 125cv com gasolina, e torque de 200Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em 9,5 segundos, sendo o mais rápido dentre os concorrentes. A Fiat Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de sete marchas e três modos de condução: automático, manual e sport.

A versão Endurance passa a contar com o motor 1.3 Firefly. Com nota A de consumo pelo Inmetro, é um dos mais eficientes e econômicos do segmento e faz até 14,2Km/l na estrada. São 107cv de potência e 134Nm de torque com etanol e 98cv e 129Nm quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com câmbio manual de cinco marchas.

Mais design, tecnologia e conforto

A versão Ultra, já conhecida na gama da Toro, chega como novidade para completar a família Strada. Com mais esportividade, ela entra no topo da linha do modelo, junto com a Ranch, que também traz novidades. A Ultra se destaca pela exclusividade. A grade possui friso vermelho, o que confere ainda mais diferenciação ao visual do modelo. No interior, os bancos dianteiros levam a escrita com o nome da versão bordada em vermelho.

Nas versões Ultra e Ranch, as novidades externas estão na grade frontal, no para-choque integrado, nos faróis de neblina em LED e no skidplate, conferindo visual mais robusto e agressivo. As duas versões têm novos bancos de couro e painéis de porta com detalhes em couro. Para completar, traz novas rodas na Ultra, Ranch e Freedom. Por dentro, novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado – esse último apenas nas versões com motor turbo flex.

A Fiat Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade e sistema hill holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há o traction control plus, que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Tem ainda ar-condicionado digital automático e carregador sem fio.

As opções de cabine plus carregam até 720 quilos e 1.354 litros. Já as de cabine dupla oferecem 650 quilos e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 quilos. Uma das melhores funcionalidades está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Tem altura mínima do solo entre 185mm e 214mm, dependendo da versão, e ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.

Edição comemorativa

 Para celebrar os 25 anos da picape no mercado, a Fiat criou uma edição especial, a Edizione 25, com apenas 1.025 unidades. Com todos os recursos da versão Ultra, a série limitada traz visual único. Disponível na cor cinza strato com teto em preto, tem um adesivo lateral da série próximo à lanterna traseira. Os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, conferindo aparência esportiva e exclusiva.

Os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho. Um badge interno numerado de 0001 a 1.025 é colocado abaixo da multimídia, destacando a edição com um número único. As soleiras são personalizadas com a descrição da série. Também conta com acessórios exclusivos da Mopar, como pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros.

Preços sugeridos para a Fiat Strada MY24

  • Endurance CP 1.3 Flex MT: R$ 100.990
  • Freedom CP 1.3 Flex MT: R$ 106.990
  • Freedom CD 1.3 Flex CVT: R$ 112.990
  • Volcano CD 1.3 Flex MT: R$ 114.990
  • Volcano CD 1.3 Flex CVT: R$ 120.990
  • Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT: R$ 132.990
  • Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT: R$ 132.990
  • Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT: R$ 135.990

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here