Fabricante comemora três décadas de produção com modelos mais tecnológicos
Roberto Hunoff
Foto VWCO, Divulgação
No ano em que celebra 30 anos, a linha de chassis de ônibus Volksbus apresenta nova geração, repleta de novidades tecnológicas para suprir as necessidades do segmento em segurança, tecnologia, conforto e eficiência. Os integrantes da nova família também atendem às normas de emissões Proconve P-8, equivalente ao Euro 6. A marca ainda ampliou o portfólio de peças de reposição com a linha Economy, com componentes a preços mais acessíveis, e também a Greenline, com itens remanufaturados, proporcionando reduções a partir de 20% no custo de aquisição.
A família Volksbus passa a ter sete modelos, num portfólio que atende a todas as demandas de transporte coletivo de pessoas (veja quadro abaixo). Aprimorando ainda mais o conceito sob medida, a montadora criou variações para os chassis, de acordo com a aplicação do veículo e o tipo de suspensão: rural (R) com suspensão reforçada e plataforma elevada; suspensão pneumática, suspensão pneumática no chassi piso alto (SH) e suspensão pneumática no chassi piso baixo (SL). Todos novos modelos chegam com novos entre-eixos e chassis sob medida para as mais diversas aplicações do mercado.
No quesito conforto, os novos ônibus passam a oferecer opcionais com maior ergonomia para o motorista a fim de oferecer melhor produtividade. O painel de instrumentos agora tem melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas. O novo volante e a alavanca de marchas reposicionada no painel tornam a direção mais fácil e ergonômica.
O sistema de direção também está renovado e oferece menos esforço na condução, com uma dirigibilidade mais leve e macia. Como item opcional, o volante multifuncional chega para oferecer mais tecnologia e ergonomia ao dirigir.
As transmissões automáticas ganham espaço no portfólio, atendendo a demanda dos clientes. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto. Para aperfeiçoar a segurança, a nova família traz, como item de série, os controles de estabilidade (ESC) e de tração (ATC), assistente de partida em rampa, bloqueio de partida do ônibus com portas abertas e sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e distribuição de frenagem (EBD).
A nova tecnologia embarcada disponibiliza informações e avalia o desempenho do operador em suas rotas, recomendando a melhor forma de direção para menor consumo de combustível. O painel está reformulado com novo display que garante melhor visualização de suas funcionalidades, entre elas uma ferramenta na qual o motorista é avaliado e pontuado de acordo com o desempenho em aceleração, frenagem e troca de marcha, além de receber recomendações para aprimorar esses critérios.
Com novas configurações do trem de força, além de potência e torque, os ônibus Volkswagen estão mais eficientes. De acordo com a montadora, foram desenvolvidos sob medida para entregar em média uma economia de combustível de até 5% quando comparados com antecessores, ao mesmo tempo em que estão com novas potências e torques superiores, trazendo até 10% mais eficiência para todos os tipos de aplicação. Com o novo VW ProfiDriver para a formação de instrutores na rede de concessionários que vão treinar equipes dos clientes para condução econômica, os condutores alcançam uma redução adicional de até 5%.
NOVO PORTFÓLIO
- Micro-ônibus
Os novos micro-ônibus são indicados para o transporte urbano, escolar, rural e fretamento, entre outros. Preparados para receber carrocerias de até 11 metros, podem transportar a partir de 20 passageiros sentados na versão rodoviária.
- 9.180 S: motor ISF, quatro cilindros, 180 cv com transmissão manual de seis velocidades e também disponível na versão com suspensão pneumática. Pode receber carrocerias de até 10 metros, transportando a partir de 20 passageiros sentados na versão urbana.
- 11.180 R e S: motor ISF, quatro cilindros, 180 cv com transmissão manual de seis velocidades, disponível na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). Recebe carrocerias de até 11 metros, transportando a partir de 38 passageiros sentados na versão fretamento.
- Chassis com motores dianteiros
Indicados para o transporte urbano, escolar, rural e fretamento, estão preparados para carrocerias de até 13,6 metros e podem transportar até 48 passageiros sentados na versão fretamento.
- 15.210 R e S: motor D08, quatro cilindros, 210 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades, disponível na versão rural (R) e com suspensão pneumática (S). Pode ser encarroçado com carrocerias de até 12 metros e com capacidade para até 38 passageiros sentados na versão urbana.
- 17.230 S: motor D08, quatro cilindros, 230 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e também disponível na versão com suspensão pneumática (S). Podendo receber carrocerias de até 13,6 metros, transporta até 42 passageiros sentados na versão urbana.
- 17.260 S: motor D08, seis cilindros, 260 cv, transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades e também disponível na versão com suspensão pneumática (S). Pode ser encarroçado com carrocerias de até 13,6 metros, tem capacidade para transportar até 48 passageiros sentados na versão fretamento.
Chassis com motores traseiros
São indicados para o transporte urbano, fretamento e rodoviário. Podendo receber carrocerias de até 14 metros, têm capacidade para transportar em média 50 passageiros sentados.
- 18.320 SL: piso baixo, com acessibilidade para aplicações urbanas, suspensão pneumática controlada eletronicamente, motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Pode ser encarroçado com carrocerias urbanas de até 14 metros, conduzindo até 40 passageiros sentados.
- 18.320 SH: piso alto, suspensão pneumática controlada eletronicamente, motor D08, seis cilindros, 320 cv e transmissão automática de oito velocidades. Pode receber carrocerias de até 14 metros, transportando até 50 passageiros sentados nas versões fretamento e rodoviárias.
Uma resposta
E o 22280 ODS, não terá substituto?