Wilson Lirmann Presidente da Volvo

Volvo celebra 2024 com preocupação com este ano

Embora tenha liderado os segmentos de caminhões pesados e semipesados no ano passado, a Volvo projeta retração de 10% neste ano no mercado de caminhões

Mauro Cassane

Com crescimento histórico no ano passado, Volvo projeta retração de cerca de 10% no mercado de caminhões neste ano no Brasil. Wilson Lirmann, presidente da montadora no Brasil, explica que no último trimestre do ano passado o segmento já deu sinais de cautela dos frotistas com novas aquisições.

“Mesmo com indicadores positivos sobre safra e PIB, as elevadas taxas de juros, reflexo de questões fiscais, têm freado os negócios na indústria de caminhões no País. Mas esse é um mercado cíclico, com altas e baixas ao longo dos anos”, comenta o executivo.

Entretanto, a Volvo tem mais a comemorar do que a lamentar. A fabricante foi líder em 2024 nos dois segmentos de maior volume e de negócios mais rentáveis: dos caminhões pesados e semipesados. Foram 23.185 veículos emplacados, registrando crescimento de 18% sobre o ano anterior e chegando a 23,7% do market share da somatória deste dois segmentos.

Em 2024, a Volvo consolidou sua liderança no mercado brasileiro. O modelo FH 540 foi o caminhão mais vendido do país pelo sexto ano consecutivo, com 7.765 unidades emplacadas. Já o FH 460 ficou em segundo lugar entre os pesados, com 4.956 licenciamentos.

No segmento de semipesados, o Volvo VM 290 liderou as vendas, com 4.026 unidades. No total, a marca emplacou 18.838 caminhões pesados, um crescimento de 20% em relação a 2023, garantindo 30% de market share nesse segmento.

A Volvo também se destacou no mercado de caminhões vocacionais, com participação de 61% no segmento florestal, 44% na mineração e 29% no setor de cana-de-açúcar. O modelo VMX, versão off road, teve 3.000 emplacamentos, representando 40% das vendas da linha VM.

Os negócios com ônibus também foram positivos para a Volvo. Segundo André Marques, presidente da Volvo Buses, a fabricante comercializou, ano passado, 1.429 chassis na América Latina (709 unidades só no Brasil). Esse resultado coloca o mercado nacional, pela primeira vez na história da companhia, como o maior do mundo para a marca.

Embora o maior volume de vendas tenha sido de veículos urbanos, a Volvo destacou o desempenho dos chassis rodoviários na versão 8×2, cujas vendas cresceram 40% ano passado em comparação com 2023.

Para este ano, com o início da produção do chassi BZRT, nas versões articulada e biarticulada, a fábrica da Volvo em Curitiba, PR, se tornará base global de exportação desses modelos 100% elétricos.

Por outro lado, os Planos de Serviços da Volvo atingiram uma cobertura recorde em 2024, estando presentes em nove de cada dez caminhões entregues. Com mais de 50 mil contratos ativos, os planos oferecem suporte completo para gestão e manutenção de frotas, incluindo manutenções preventivas e corretivas, treinamento de motoristas e conectividade via Volvo Connect.

Além disso, a Volvo expandiu suas operações internacionais, iniciando as exportações de caminhões FH e VM do Brasil para o México já neste mês. O México passa a ser responsabilidade comercial do Grupo Volvo América Latina e, segundo Lirmann, “com expectativas positivas devido à crescente demanda por caminhões de cabine avançada no país”.


Tags: Volvo, Volvo caminhões, Volvo FH 540, Volvo VM 290, Serviços Volvo

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