Em entrevista exclusiva à Transpodata, Sérgio Pugliese, diretor de vendas da Volkswagen, vê potencial positivo para o segmento de caminhões neste ano

Mauro Cassane

VWCO, Divulgação

  • 2024 será um bom ano para o mercado de caminhões no Brasil?

Temos boas perspectivas para 2024 e para o rítmo de produção de nossos veículos, que seguirá a demanda do mercado para atender os clientes com a flexibilidade que já é marca da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Um dos fatores que deve influenciar esta movimentação é a concessão de crédito, por isso vemos um potencial positivo.

Estamos confiantes que 2024 será mais um ano de conquistas para a empresa e para a indústria de veículos comerciais.

  • E qual será o tamanho do mercado de caminhões neste ano?

Vamos acompanhar os indicadores da Anfavea (associação que representa as fabricantes de veículos no Brasil), com projeção de crescimento de 13,6% em comparação com 2023.

  • Na sua opinião quais segmentos serão mais compradores de caminhões e quais se retrairão neste ano?

Acredito que os emplacamentos serão puxados principalmente pelo agronegócio. O setor, que sempre foi importante para o mercado de caminhões, continua aquecido. A economia brasileira sofreu um grande impacto da Covid-19, com o encolhimento do PIB, caindo em -3,3% em 2020. Nos anos seguintes, o crescimento recuperou, atingindo 5% em 2021 e 2,9% em 2022, com 2023 previsto para terminar em 2,6%. Isso foi impulsionado em parte pelo setor agrícola. Tivemos uma safra recorde em 2023, o que é um bom sinal para 2024. A agricultura depende muito dos caminhões, seja dos nossos veículos médios no campo ou dos nossos caminhões extrapesados para o transporte. Uma boa colheita é indicativo de um cenário positivo. O Novo PAC também deve movimentar o mercado, assim como o transporte de bens no geral.

  • Há nichos ainda a serem explorados no segmento de transporte de carga no Brasil?  

Alguns segmentos apontam crescimento e incremento de demandas, mas o mercado em geral ainda oferece muitas oportunidades de crescimento. O ano de 2023 foi um ano de transição em que nem todos os modelos de caminhão haviam sido lançados e o mercado ainda não estava estabilizado com o lançamento do Euro 6. Em 2024, iniciamos o ano com o line up completo e com a possibilidade de atender a segmentos específicos. Como exemplos, podemos mencionar os nichos de limpeza urbana, construção civil e agronegócio, setor que teve ótima performance em 2023.

  • O senhor acredita, realmente, em algum programa viável de renovação da frota de caminhões no Brasil?

Sim, um programa de renovação de frota traria diversos benefícios e o seu incentivo é fundamental. Defendemos isso há mais de 20 anos. A presença de caminhões novos nas estradas significaria mais segurança, menor emissão de poluentes, ganho de eficiência por parte dos frotistas e até mesmo novos empregos.

  • Mas o que as montadoras podem fazer para ajudar nesse processo?

Com relação às montadoras, as contribuições podem envolver a oferta de condições diferenciadas para aquisição de veículos, desenvolvimento de novas tecnologias e ampliação na oferta de serviços.

  • O programa do governo de incentivo à indústria, batizado de “Nova Indústria Brasil”, pode favorecer as fabricantes de caminhões?

O programa tem potencial para favorecer a indústria de caminhões no Brasil. As medidas podem ajudar as empresas a se modernizarem, se tornarem mais competitivas e a expandirem seus negócios. Além disso, a iniciativa foca em áreas como eletrificação, conectividade e autonomia, o que pode impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias, como sistemas de propulsão híbridos e elétricos, sistemas de segurança avançados e soluções de conectividade para gestão de frotas.

  • Como está o negócio de locação de veículos de vocês?

O VW Truck Rental oferece uma opção de mobilidade para os clientes, com benefícios, agilidade nas transações e redução nos custos operacionais. Em uma única parcela de valor competitivo, o frotista tem acesso a soluções como: proteção do veículo, documentação, sistema de telemetria RIO e manutenção. A contratação pode ser realizada em nossa rede de concessionários autorizados ou através de nosso site dedicado.

  • Há algo estruturado, junto com a rede, para comercialização de seminovos?

Sim, contamos com a Volks|Confia, nossa loja multimarcas de veículos seminovos.  Estamos sempre atentos às movimentações do mercado de caminhões e ônibus e ouvindo os nossos clientes. Portanto, com esse serviço podemos oferecer mais uma opção segura e completa aos compradores. Na concessionária é possível vender, comprar ou trocar um caminhão ou ônibus usado por outro seminovo com a garantia de uma avaliação justa e com um processo moderno, prático e seguro! Os concessionários da VWCO sempre estiveram presentes e continuarão atendendo o mercado dos seminovos.

  • O senhor conhece muito bem os frotistas brasileiros de longa data. Seja sincero, os frotistas estão realmente dispostos a pagar mais por caminhões bem mais caros que se valem de combustíveis não fósseis (ou mesmo elétricos) unicamente porque esses produtos emitem menos poluentes? 

O mercado de caminhões apresenta características bem específicas. Ao comprar um caminhão, por exemplo, o cliente considera majoritariamente a entrega daquele produto. Ou seja, são avaliados o desempenho, a redução de combustivel e valor de manutenção. Então o custo total de propriedade (TCO) é a principal métrica de avaliação sobre as vantagens da aquisição de um elétrico e o ponto focal dos frotistas.  Hoje a família e-Delivery tem duas opções de capacidade de carga, variações de conjuntos de baterias – o que reflete diretamente na autonomia dos veículos – além de opções de entre eixos. O custo varia dependendo da configuração escolhida por nossos clientes. Porém, quando o cliente faz a conta do TCO, o veículo elétrico fica muito competitivo mesmo tendo um custo inicial um pouco mais elevado.

 

  • Ainda há espaço ou não para significativos avanços tecnológicos nos motores do ciclo Diesel?

Na Volkswagen Caminhões e Ônibus investimos continuamente para aprimorar nossos produtos, buscando sempre entregar mais eficiência, conforto, tecnologia e segurança. Independentemente de qualquer legislação, essa excelência no desenvolvimento é nosso DNA e estamos sempre trabalhando para otimizar as aplicações e os custos operacionais de nossos clientes. No que tange à motorização, isso pode ser feito de diversas formas e nosso time de cerca de 600 profissionais ligados à Engenharia está dedicado para desenvolver essas soluções para o mercado.

  • Qual a sua expectativa para a Fenatran deste ano?

As expectativas para a Fenatran deste ano são extremamente positivas. A feira representa um marco para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística, e estamos ansiosos para apresentar as nossas soluções e fortalecer nossa posição no mercado. A Fenatran é uma excelente oportunidade de geração de negócios e reúne os principais players do setor. Portanto estamos com boas expectativas sobre o evento.


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