Crédito
Foto Divulgação

Frigo King oferece equipamentos para os três padrões utilizados pelos operadores logísticos no transporte de medicamentos

Além da urgência na aprovação de uma vacina eficaz para combater o coronavírus, existe como demanda básica desenvolver uma logística capaz de transportá-la, com agilidade e segurança, para todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. A Organização Mundial de Saúde estima que 50% das vacinas chegam comprometidas ao seu destino por falhas no controle de temperatura. Por isso, é essencial ter o controle desde o momento em que os imunizantes saem dos fabricantes até o destino final, que podem ser os centros de distribuição de farmácias, laboratórios e hospitais.

As normas que regem esse transporte são determinadas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 430/20) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Os devidos cuidados com a manutenção da temperatura ideal, ao longo de todo o trajeto, e o correto armazenamento da carga são partes fundamentais para garantir o combate à covid-19”, explica Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King, empresa que fabrica equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas.

Ele assegura que o mercado brasileiro já dispõe de infraestrutura logística adequada para transportar as vacinas que combaterão a covid-19. “Os equipamentos são próprios para atender os três padrões de temperatura utilizados usualmente pelos operadores logísticos e que são determinados pela Anvisa. A maior parte das vacinas em estudo já conta com a logística adequada para distribuição”, afirma.

A Frigo King fornece equipamentos para atender o maior leque de demandas de transporte de medicamentos. O Titan é utilizável desde baús sobre chassi de caminhão leve até semirreboques. A Linha Flex atende o transporte em caminhão leve com baú e a Farma Basic é destinada à logística que usa veículos comerciais leves com espaço refrigerado para carga.

Os equipamentos da Frigo King permitem o monitoramento e registro dos dados da temperatura durante o transporte com o uso de dataloggers. A segurança e garantia da manutenção da temperatura da carga se completam com o acompanhamento remoto por meio de dispositivos como smartphones.

Padrões de operação

Os padrões de operação de temperatura são parâmetros que permitem a correta armazenagem e transporte de medicamentos. O primeiro deles estabelece temperatura da carga em 18 graus positivos, com variação na faixa de 15º a 25º positivos, e atende a maioria dos medicamentos vendidos no Brasil.

O segundo é com temperatura de cinco graus positivos, com variação de 2º a 8º positivos, adequado ao transporte da maior parte das vacinas e demais produtos mais delicados e tecnologicamente avançados, como insulina. O terceiro padrão opera em 18 graus negativos para menos e é adequado para o transporte de outros tipos de vacinas. A maior parte da tecnologia presente nas vacinas em desenvolvimento para combater a covid-19 pode ser transportada com os equipamentos atuais. “Fora desse padrão será necessário desenvolver algo específico”, adianta o empresário.

A Frigo King iniciou operações em 2005 na cidade de Guaramirim (SC). Exporta para mais de 21 países e, no Brasil, oferece infraestrutura técnica e suporte de equipes de engenharia multidisciplinares para o atendimento dos 14 modelos de equipamentos de refrigeração disponíveis. A empresa dispõe de 170 pontos de assistência técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here