Lançada na Europa no final de 2021, a gama tem atributos para garantir até 8% de economia de combustível

   Por Roberto Hunoff   

Fotos Scania, Divulgação

Uma das famílias de motores desenvolvidas pela Scania para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a Super, tem um exclusivo trem de força. Apresentada no final de 2021 na Europa, começou a ser entregue aos clientes do Brasil em fevereiro último. O produto foi considerado como o lançamento do ano pelos eleitores do Top Of Mind do Transporte 2023, na categoria Especiais.

Representante da Scania. Marcio Furlan, Head de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente , recebeu o prêmio.

De acordo com a empresa, a plataforma é ainda mais moderna, proporciona até 8% de economia, tem potências próprias e um exclusivo trem de força. A família se apresenta com o maior torque do mercado para motores de 13 litros, variando entre 2.300 e 2.800Nm. As potências disponíveis são de 420, 460, 500 e 560cv, com torques de 2.300, 2.500, 2.650 e 2.800Nm, respectivamente. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. O modelo R 560 Super de 2.800Nm é o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

Um comparativo feito pela engenharia da fabricante entre os torques do atual pesado de 13 litros Euro 5 mais potente da Scania, o R 540, de 2.700Nm, com o R 560 Super, mostra a evolução na categoria. O R 560 Super proporciona uma faixa plana de torque maior numa rotação mais baixa, o que eleva ainda mais a economia de combustível.

A gama ainda dispõe, de série para todas as versões, de freio de cabeçote CRB (do inglês compression release brake/de freio de liberação compressão), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850kw de potência de frenagem.

Outro benefício é a otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, é chamado de FOU (fuel optimization unit/unidade de otimização de combustível) e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Segundo a Scania, o índice utilizável passou de 87% para 97%, gerando ganho de carga útil transportada ou alcance estendido a depender do que for priorizado na aplicação.

No Super, o sistema de tratamento de gases Euro 6 SCR utiliza uma dupla dosagem do reagente ARLA 32, um logo no coletor de escape e o outro no silencioso, e do filtro de particulado do diesel. Esse filtro, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6, aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.

A gama Scania Super é equipada com as caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levam a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv têm a G 33.

Os modelos rígidos também vêm com várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi, mais próximo do eixo traseiro, e proporcionando maior carga útil. Dependendo do tipo de operação, da distância entre eixos e da quantidade de tanques, a montadora informa ser possível elevar em mais uma tonelada a capacidade de carga útil.


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