O poder de cativar

   Por Roberto Hunoff   

Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

Ainda que tarefa trabalhosa, conquistar um cliente é apenas uma das etapas para a sustentabilidade do negócio. O grande trunfo da empresa está em manter o cliente fiel e ativo, o que passa obrigatoriamente por produtos, atendimento de qualidade e uma marca forte e reconhecida pelo mercado.

A marca precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o empreendimento e os produtos. Deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. A estratégia e o posicionamento da empresa devem estar bem definidos.

A marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou empresa, fornecendo uma identidade do negócio. Philip Kotler definiu marcas como “nomes, termos, sinais e símbolos, que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes”. A marca deve transmitir valores que reflitam o propósito da organização, a essência, a força que motivou os fundadores a empreender.

Mas o reconhecimento de uma marca junto ao público consumidor também depende de estratégias que busquem o seu fortalecimento no mercado. Neste caso, as possibilidades são muitas e o uso de cada uma depende dos objetivos da empresa para momentos específicos ou permanentes. A comunicação do posicionamento deve sempre estar clara e alinhada com os valores que a empresa prega e a regem. Deve se basear na própria identidade da empresa, mas também olhar para o mercado e para o diferencial que a organização tem em seu segmento.

 

Confira os vencedores do bloco “Marcas” do Prêmio Top of Mind do Transporte 2023.

 

Representantes da Sansuy, Kátia Sakaguti, Diretora de Vendas, recebeu o prêmio.

Quando o quesito é lona de caminhões, a primeira lona vinílica do Brasil, a Vinilona Sansuy é a marca mais lembrada. Com 89% dos votos, e pela sexta vez, a marca vence o prêmio Top of Mind do Transporte. Hamilton Eliezer, Coordenador de Marketing acredita que a qualidade e modernização de seus produtos os levaram a receber o sexto prêmio na categoria.

“Pelo sexto ano consecutivo ganhamos o Top of Mind do Transporte, o que para nós é muito gratificante. Além de confirmar a qualidade de nossos produtos e o excelente trabalho que nosso time tem realizado, estamos levando a marca Vinilona para uma outra vertente, o enlonamento de cargas, que vem se modernizando cada vez mais. Esperamos nos próximos anos sermos lembrados também pela tecnologia em enlonamento mecanizado ou elétrico, pois visam a segurança do caminhoneiro, um dos quesitos fundamentais da pauta ESG.“

 

Representantes da Raízen Lubrificantes, Giovanna Rinaldi, Diretora de Marketing, recebeu o prêmio.

Shell Rimula foi a marca vencedora na categoria Óleo Lubrificante. A marca pertence a empresa Raízen, que adquiriu a totalidade do negócio de lubrificantes da Shell no Brasil. Seus produtos protegem os veículos, ajudando a melhorar o desempenho da frota e a disponibilidade para uma operação eficiente.

“A Rimula tem uma superioridade técnica comprovada, tanto em capacidade de rodagem e quilometragem, quanto em resistência e proteção ao motor. Além disso é uma marca com grande conexão com o público. O caminhoneiro reconhece Rimula e sabe que a Rimula é uma marca parceira das estradas. Com as transportadoras mantemos um nível altíssimo de excelência de excelência no atendimento desde a gestão Shell até agora enquanto Raízen Lubrificantes. E este importante reconhecimento, mais uma vez, nos deixa muito felizes”destaca Giovanna Rinaldi, diretora de marketing da Raízen Lubrificantes.

 

Representante da Mercedes-Benz, Renata Martinez, Analista de Vendas, recebeu o prêmio.

Duas das novas categorias que estrearam nesta edição do Prêmio Top of Mind do Transporte tiveram a marca Mercedes-Benz como vencedora. Na categoria Melhor Atendimento/Pós-venda a marca obteve 72% dos votos, e na categoria Valor de Revenda 67% das respostas válidas. Renata Martinez, Analista de Vendas na Mercedes-Benz Brasil, acredita que o prêmio mostra que a filosofia da empresa é assertiva para o sucesso da marca.

“Em nome de todos os colaboradores da Mercedes-Benz agradeço mais este reconhecimento. Para nós é muito importante sermos lembrados em diversos segmentos, como também agora em atendimento e valor de revenda. Isto só enfatiza que estamos no caminho certo em relação a ouvir a voz das estradas e que continuaremos intensificando isso”

 


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