Foto Scania, Divulgação

A Scania expôs a nova geração de ônibus que estreou há três anos na Europa. A nova linha, que contempla os modelos da Série K (motor traseiro), desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) ou equivalente à lei europeia Euro 6. “Os veículos chegarão com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes”, definiu Silvio Munhoz, novo diretor-geral das Operações Comerciais da montadora.

Os novos modelos estarão disponíveis numa gama de trens de força que, de acordo com a marca, proporcionarão até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários e de até 10% nos urbanos. As principais novidades são motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8×2 com 500cv e área do motorista redesenhada e aprimorada.

As soluções Scania incluem configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2 (linha rodoviária) e 4×2, 6×2*4 e 6×2/2 (urbana). As motorizações, que podem ser abastecidas com diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, e trazem novas potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv para os urbanos. Também há as opções de 280cv e agora de 340cv (antes era de 320cv) nas pioneiras versões movidos a gás (natural e/ou biometano). Os torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.

Lat.Bus fortalece retomada do mercado de ônibus

Organizada de forma conjunta pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos, Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus e NTU, a Lat.Bus, realizada de 9 a 11 de agosto, recebeu em torno de 10 mil visitantes, quase 30% de crescimento sobre o número da última edição, que ocorreu em 2018. Sediada pela primeira vez no São Paulo Expo, a feira reuniu mais de 150 marcas, distribuídas em 100 estandes. Além da exposição, a programação incluiu a 35ª edição do Seminário NTU, que tratou das principais demandas do do transporte urbano durantes dois dias. Na sequência, os principais lançamentos do setor.

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