Ao longo dos últimos 12 meses, a Randon Implementos apresentou aos mercados interno e externo uma série de novidades tecnológicas focadas em sustentabilidade e competitividade, visando assegurar mais segurança e rentabilidade às operações de transporte, além de proteção ao meio ambiente. Os produtos são desenvolvidos em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR), além de empresas do grupo, como a Suspensys. Parte das tecnologias já está incorporada aos implementos e outra encontra-se em fase final de validações junto aos clientes e órgãos públicos.

LINHA NEW R

Desde 2022, os projetos da Randon carregam o conceito NEW R, que orienta o futuro da companhia para o desenvolvimento de tecnologias e soluções que atendam aos pilares de modularidade, eletromobilidade, sustentabilidade e inteligência embarcada. Como resultados, ampliação de segurança para a operação nas estradas, rentabilidade para o transportador e ganhos significativos para o meio ambiente. Com a linha New R, a companhia elevou ao máximo o desenvolvimento de tecnologia traduzida em um implemento rodoviário inteligente, com benefícios para o transporte de cargas e para o operador, unindo segurança, rentabilidade e sustentabilidade.

PLATAFORMA MODULAR 

Com inovação patenteada – aliás, com 14 patentes de invenção – a plataforma modular, lançada em 2022, se diferencia pela sua montagem do chassi por conexões rebitadas, o que diminui o uso de solda em cerca de 70%. Mais leve, a plataforma permite o aumento da quantidade de carga transportada e reduz o consumo de combustível e de manutenções. A configuração em módulos também pode ser adaptada para todas as combinações de eixos e caixa de carga, gerando mais versatilidade na operação e facilidade na manutenção. O produto foi desenvolvido pensando no mercado internacional, mas já há aplicações no Brasil.

SIDER MODULAR NEW R

Inovação da Linha NEW R, trata-se de mais um produto com tecnologia de fabricação modular inédita (como a plataforma modular), com diminuição de 70% no uso de solda, uma tonelada mais leve, custos reduzidos de operação e manutenção simplificada. O sider modular New R, apresentado oficialmentepela Randon na Transposul, em junho de 2023, chega ao mercado com uma série de diferenciais que oferecem maior rentabilidade para o transportador e segurança na operação.

O produto é a evolução da linha sider, conhecida pela versatilidade no processo de carga e descarga, realizado pelas laterais do produto, sistema que confere mais facilidade, ergonomia e capacidade logística nas operações. A versão NEW R traz chassi modular com componentes padronizados e configurações que permitem múltiplas combinações de eixos, simplificando as manutenções de rotina e aumentando sua disponibilidade. O assoalho em alumínio é outra novidade. Leve e com alta resistência, é ideal para o trânsito interno de empilhadeiras e paleteiras.

O operador pode contar com colunas móveis com sistema de travamento, travessas de contenção mais leves e o exclusivo sistema central lock. A tecnologia modular, patenteada pela companhia, contribui para que o veículo tenha o melhor custo x benefício do segmento.

GRANELEIRO NEW R

O graneleiro New R é a mais moderna geração do produto, com uma série de inovações e tecnologias que potencializam o desempenho e geram maior rentabilidade para o transportador. Além da redução de peso, que pode proporcionar um ganho líquido de carga transportada de mais de 800 quilos no semirreboque e de mais de 1.200 quilos no rodotrem, o graneleiro NEW R conta com a tecnologia Ecoplate 3 nas tampas laterais. Mais leve, une a durabilidade do plástico e a resistência do alumínio, sem a necessidade de pintura no painel.

A tecnologia contribui significativamente para reduzir os impactos ao meio ambiente e garante mais resistência, inclusive na parte interna da caixa de carga. O produto ainda tem melhor vedação da caixa de carga para reduzir a perda de grãos, opções com estrutura e assoalho em alumínio de alta resistência e novas bocas de escoamento poliméricas que contribuem na
performance do escoamento nos processos de descarga.

HYBRID R

Com conceito inovador e sustentável, a linha Hybrid R conta com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, que atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para a armazenamento de carga a ser utilizada na necessidade de tração em subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%. Propicia menor desgaste dos componentes, de geração de resíduos e de emissão de gases no meio ambiente, com forte impacto também na competitividade do negócio.

A solução Hybrid R começou a ser comercializada em 2022, com vendas para o mercado nacional e internacional. Neste ano, o produto passou a operar em estradas brasileiras. O primeiro veículo comercializado no mercado nacional foi um semirreboque florestal, adquirido pela produtora de celulose CMPC e transportadora Expresso Nepomuceno.

RANDON SOLAR

A companhia desenvolveu uma tecnologia que, por meio de placas solares ultra flexíveis instaladas na parte externa do baú frigorifico, alimentam o aparelho de refrigeração híbrido, reduzindo o consumo de combustível, gerando menos resíduos para o meio ambiente e aumentando a ergonomia do operador. Trata-se de uma tecnologia patenteada de controle e gerenciamento
de energia, inédita na América Latina. Este ano está sendo de muitos testes e validações, mas a companhia já estima a economia de até 1,8 mil litros de diesel/ano, com autonomia de 22h para cargas refrigeradas e de 5h para congeladas.

RANDON SMART

Os produtos da Randon têm interface do Randon Smart, uma plataforma própria de inteligência embarcada que contempla sistema com inúmeros controles e ações que possibilitam o rastreamento do uso do implemento rodoviário. Os principais ganhos são em mais economia e segurança na operação do produto, acompanhamento em tempo real do semirreboque com o compartilhamento de localização, controles de quilometragem rodada, balança embarcada para controle de peso e georreferenciamento para delimitar zonas de interesse entre pontos de carga e descarga. Esta inteligência de telemetria e
sensoriamento gera dados para controle e gerenciamento do semirreboque, que podem ser combinados com a contratação de serviço de manutenção preventiva por meio da rede de distribuidores Randon. O sistema é oferecido em diversos pacotes e pode ser usado em qualquer semirreboque.

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