Pesquisa ouviu 536 caminhoneiros, sendo 258 profissionais celetistas e 278 autônomos

Redação TranspoData

Foto Banco de Imagens, Divulgação

Os motoristas que atuam no setor de transporte de grãos no Brasil aderiram em massa à digitalização e têm no smartphone o maior aliado para comunicação, operações financeiras, trabalho e lazer. Esses são alguns dos achados apresentados pela logfintech Strada no evento Desvendando a Safra 2024, realizado no Cubo Itaú, em São Paulo.

De acordo com Rodrigo Koelle, CEO da Strada, o estudo ouviu 536 caminhoneiros, sendo 258 (48,13%) motoristas de caminhão de frota, contratados via CLT, e 278 (51,78%) profissionais autônomos. A pesquisa buscou entender os hábitos, as preferências e perspectivas dos motoristas, especialmente no que concerne ao transporte de bens a granel. “O estudo explorou temas como acesso à informação, interações em postos de combustíveis e locais de carregamentos, hábitos de pagamento e segurança”, afirma o executivo.

Por amostragem, o estudo apurou que a maioria dos caminhoneiros ouvidos atua há mais de 20 anos no setor e tem, em média, 43 anos, embora o maior grupo (25%) tenha mais de 48 anos. Mais de 80% são casados ou vivem em união estável e 90% têm pelo menos um filho, sendo que o maior grupo, de 35%, possui dois.

Segundo Koelle, estes profissionais têm uma inclinação para usar uma variedade de ferramentas para pegar fretes, como aplicativos de carga (97%), grupos do WhatsApp (69%) e agenciadores (36%). Também para realizar as operações financeiras foi identificado que os caminhoneiros celetistas usam vários meios de pagamento, porém priorizam o cartão (75%), índice um pouco menor entre os autônomos (71%). “Ainda temos desafios, mas podemos dizer que o caminhoneiro brasileiro entrou definitivamente na era digital, inclusive como instrumento de trabalho e obtenção de carga”, destaca.

Ao selecionar um posto de combustível, a segurança (71%) e a opção de estacionamento para pernoite (63%) serão priorizadas para o próximo ano. A qualidade das vias de acesso (57%) e infraestrutura (56%) são cruciais ao escolher um local para carregamento.

Dentre os caminhoneiros autônomos, 91% utilizam aplicativos de carga. Muitos planejam usar a internet móvel (45%) como principal ferramenta de rastreamento em 2024. Tendência observada é a inclinação para o uso reduzido de seguros de carga dentre os autônomos, diferente dos celetistas que utilizam mais este serviço contra os roubos.

Dentre as preocupações, o preço do combustível supera a questão de segurança entre os autônomos para escolha de postos de combustível. Outros fatores importantes na escolha do carregamento a transportar, quando isso é possível, são a velocidade de embarque e a emissão de documentos para carregamentos em fazendas.

A pesquisa, que ocorreu de 25 de setembro a 6 de outubro, foi aplicada por diversos canais, como aplicativo, e-mail, WhatsApp e telefone. Ela reflete não apenas os comportamentos atuais, mas também as expectativas futuras, fornecendo insights para stakeholders no setor de logística e agronegócio.

O evento Desvendando a Safra 2024 foi organizado pela Strada e Grão Direto, reunindo produtores, CEOs, gerentes e diretores do setor de logística no agronegócio para discutir as perspectivas da próxima safra, com foco em temas como transporte, mercado de grãos e tendências tecnológicas. O evento e a pesquisa fazem parte da estratégia da logfintech de utilização de dados e compartilhamento de informações para aprimoramento e eficiência da logística.

Nascida da fusão entre o Carguero e o Tip Bank, a Strada consolidou-se como a principal logfintech do agronegócio brasileiro. A plataforma integra caminhoneiros, embarcadores e transportadores, oferecendo soluções abrangentes para o transporte de grãos.

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