Confira os dados da pesquisa, que reconhece o poder de decisão de caminhoneiros, empresários, especialista e profissionais do transporte, que levam em consideração a qualidade dos serviços e soluções customizadas para cada uma das aplicações do setor.
Em um país continental, com grandes diferenças socioeconômicas como o Brasil, os desafios aos gestores de marketing, para projetar suas marcas e produtos, são exponencialmente maiores. Os que têm alcançado maior êxito são aqueles que adicionam aos seus planos novas formas de interação com o consumidor, mas sem abandonar meios tradicionais e veículos de comunicação de credibilidade. E um exemplo disto, são os dados da pesquisa do prêmio Top of Mind do Transporte, que retratam, genuinamente, como uma marca é vista por seus consumidores.
Desenvolvida, conduzida e estratificada pela TranspoData, a pesquisa quantitativa com questionário estruturado e participação espontânea, foi dividida em duas etapas: a primeira, presencial, se iniciou em dezembro do ano passado no Posto Arco-Íris, em Roseira, SP, que fica às margens da Via Dutra, no evento Natal Arco-íris, organizado pela TranspoData. Na ocasião, 400 caminhoneiros responderam a 26 perguntas sobre marcas mais lembradas do setor considerando produtos e serviços. Na segunda etapa, feita digitalmente, a pesquisa foi enviada ao mailing da TranspoData, formado por empresários de transporte de todo o Brasil, além de embarcadores e mais um grupo de especialistas do setor (cerca de 20 selecionados).
Em dados gerais, a pesquisa teve um total de 3,8 mil. Deste total, considerando as duas etapas (presencial e digital) foram validadas 2,8 mil respostas (os organizadores só validaram pesquisa com 100% do questionário respondido). O perfil do público foi composto por caminhoneiros (29% – B2C) e frotistas, especialistas e profissionais do setor (71% – B2B) dos quais 27% dos eleitores tinham até 35 anos, 33% tinham entre 36 e 45 anos e 35% tinha mais de 45 anos. A pesquisa também alcançou todas as regiões do país onde 67% dos eleitores foram do Sudeste, 20% do Sul, 6% da região do Nordeste, 5% do Centr-Oeste e 2% do Norte do país. Com esses dados, tivemos a honra de entregar o prêmio para as 26 categorias, dada a importância de cada uma delas em toda a cadeia produtiva do setor de transporte.
Na categoria motor, a Cummins que completou no ano passado, 50 anos no Brasil, foi a campeã pela quinta vez consecutiva com 36% dos votos validados sendo 55% de caminhoneiros e 45% de frotista/outros. Seguida da Volvo (23%) e MAN (14%). Em relação a região, a Cummins foi lembrada por 34% do entrevistado da região Sudeste, 27% região da Sul, 25% do Nordeste, 24% da região Centro-Oeste e 17% na região norte.
A Porto Seguros, que recentemente passou por um rebranding e agora é Porto em três verticais: Seguros, Bank e Saúde, venceu pela quinta vez na categoria seguradora com 49% dos votos dos quais 77% foram de caminhoneiros e 23% frotista/outros. Seu maior percentual de votos foi do Sudeste com 47% dos votos validados na região.
Na categoria implementos, a empresa Randon, referência em reboques e semirreboques também venceu o prêmio Top of Mind do Transporte pela quinta vez sendo citada por 55% dos votos validados, onde 44% foram de caminhoneiros e 56% frotista/outros. A região com mais concentração de votos foi a Centro-Oeste com 86%.
Vinilona Sansuy, primeira lona vinilica do Brasil, também é pentacampeã no prêmio Top of Mind do Transporte na categoria Lona, levando o prêmio com 80% dos votos, sendo 55% de caminhoneiros e 45% de frotista/outros. Na região Centro-Oeste a Vinilona Sansuy esteve em 100% na lembrança do público.
Uma das maiores produtoras mundiais de peças automotivas, a empresa ZF, pela quinta vez vence na categoria transmissão sendo lembrada por 35% dos entrevistados, onde 52% são caminhoneiros e 48% frotista/outros. A maior centralização de votos da marca foi da região norte com 50% do votos.
Na categoria Aplicativo de Frete, a vencedora foi a empresa FreteBras, plataforma que conecta motoristas e caminhoneiros a empresas e transportadoras de maneira simples e eficiente, citada em 50% das pesquisas, sendo 53% caminhoneiros e 47% frotista/outros. Na região Centro-Oeste a marca foi lembrada por 65% e no por Sudeste 45% do público.
Shell Rimula, foi a marca vencedora na categoria Óleo Lubrificante com 33% dos votos validados, onde 68% dos votos foram de caminhoneiros e 32% de frotista/outros. No Norte a marca foi citada por 42% do público da região. Recentemente a empresa Raízen adquiriu a totalidade do negócio de lubrificantes da Shell no Brasil.
A Prometeon traz a experiência de mais de 100 anos da Pirelli para compor seu portfólio. A empresa foi a vencedora na categoria Pneu com 39% dos votos, sendo 54% caminhoneiros e 46% frotista/outros. Na região Sul a marca obteve 46% dos votos validados. Em seguida está a Michelin com 36% e a Goodyear com 10% dos votos.
A Repom, empresa de gestão e logística para o pagamento de despesas no transporte rodoviário de carga ganhou o prêmio na categoria Cartão de pagamento de frete, com destaque em 59% das pesquisas. O público caminhoneiro citou a marca em 59% das pesquisas e 41% votos foram de frotista/outros. A região Nordeste obteve a maior concentração de votos com 57%, seguida da região Sudeste com 55%.
Na categoria, rede de concessionárias, a Mercedes-Benz que possuí 185 lojas e 300 pontos de atendimento foi a vencedora conquistando 27% do público (69% caminhoneiros e 31% frotista/outros). No Sudeste a marca obteve 27% dos voto validados na região.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus com o e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% fabricado no Brasil, venceu na categoria Inovação Tecnológica, com 50% dos votos validados, onde 39% foram de caminhoneiros e 61% de frotista/outros. A região Centro-Oeste, foi onde o modelo foi mais lembrado com 67% dos votos . Outras inovações citadas foram o Mirror Cam do Novo Actros da Mercedes-Benz e o Caminhão a gás da Scania.
Robusta, inteligente, interativa e inovadora, levando mais conforto e segurança no transporte de pessoas, a Sprinter, da Mercedes-Benz, venceu na categoria Vans, recebendo 86% dos votos, dos quais 60% foram de caminhoneiros e 40% de frotista/outros. O modelo manteve um ótimo porcentual em todas as regiões do país, alcançando 100% na região Norte, 88% na região Centro-Oeste, 83% na região Sudeste, 82% no Sul e 78% no Nordeste.
Um caminhão ágil e compacto para operação em cidades e estradas, a Linha Accelo, da Mercedes-Benz foi o modelo de caminhão leve mais lembrado pelo público em 31% das pesquisas, sendo 64% de caminhoneiros e 36% de frotista/outros. Na região Centro-Oeste, o modelo obteve 37% dos votos.
A Linha Constellation, oferece versatilidade, conforto e economia, e foi a vencedora na categoria modelo de caminhão médio, obtendo 35% dos votos, onde 46% do votos foram de caminhoneiros e 54% de frotista/outros. No Centro-Oeste a linha foi citada por 48% dos entrevistados da região.
A linha Atego, da Mercedes-Benz, que oferece versatilidade e produtividade nas cidades e estradas venceu pela quarta vez na categoria modelo de caminhão médio estando presente em 30% as respostas da pesquisa das quais 45% foram de caminhoneiros e 55% de frotista/outros. Na região do Nordeste o modelo conquisto 43% dos votos.
Na categoria modelo de caminhão pesado, A linha R, da Scania tem uma combinação exclusiva de luxo dentro e fora, com a resistência para suportar todas as condições, foi a vencedora na categoria modelo de caminhão pesado alcançando 26% dos votos validados, onde 68% foram de caminhoneiros e 32% de frotista/outros. No Centro-Oeste, o modelo foi citado por 31% do público da região. O modelo competiu com a linha FH da Volvo que obteve 22% dos votos.
A Família Constellation, uma das mais importantes linhas de caminhões da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi a vencedora na categoria modelo de caminhão fora de estrada com 40% dos votos validados, sendo 46% de caminhoneiros e 54% de frotista/outros. No Nordeste o modelo alcançou 69% dos votos da região.
O vencedor na categoria lançamento foi o novo Meteor 29.520, forte, robusto e conectado, indicado para o transporte rodoviário de carga para médias e longas distâncias, alcançou 36% das pesquisas, sendo 53% caminhoneiros e 47% frotista/outros. No Norte a linha conquistou 40% dos votos validados na região.
A Mercedes-Benz, foi a grande vencedora do Top of Mind do Transporte na categoria Marca de Caminhão, onde conquistou 25% dos votos validados, dos quais 51% foram de caminhoneiros e 49% de frotista/outros. Na região do Nordeste a marca foi a preferida por 31% do público. Nesta categoria, também concorreu a Volvo (21%) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (21%).
O resultado confirmou que é preciso ter uma proposta de valor que traz na essência de cada uma das empresas, um propósito forte e claro, que se alinha com pessoas na busca de um compromisso legitimo com a sociedade, seja em tecnologias inovadoras, sustentabilidade ou serviços que tornam a jornada do cliente mais intuitiva e com maior rentabilidade.
Há um novo cenário no horizonte apontando para um novo jeito de se fazer mídia especializada em transporte no Brasil, e a evolução contínua da comunicação cria um ambiente de muitas oportunidades, sejam para marcas tradicionais, como também para novas marcas. Uma corrida aberta e acirrada na busca para se tornar uma marca, de fato, inesquecível.