Inovações como automação industrial, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e robotização são recursos tecnológicos cada vez mais comuns no dia a dia das empresas. A introdução de novas tecnologias constitui-se em estratégia para reduzir custos, qualificar a destinação de recursos e ganhar eficiência no abastecimento de toda a cadeia de suprimentos, nacional e internacional.
Sintonizadas com esta demanda, e quase sempre atuando como incentivadoras do uso destas tecnologias por se anteciparem ao mercado, as montadoras de caminhões e chassis de ônibus, já há algum tempo, oferecem aos clientes produtos e serviços comprometidos com conexão. Por meio de avanços permanentes, as marcas tornam a rotina diária de quem opera o transporte rodoviário de cargas mais segura, econômica e confortável, além de reduzir esforços em atividades que impliquem em perda de tempo.
SCANIA
No ano passado, a operação brasileira da Scania atingiu a liderança de pacotes Desempenho dos Serviços Conectados no ranking mundial entre os mais de 100 países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 11 mil veículos rodando com o pacote, que representam 44% dos Serviços Conectados ativos. “Os clientes Desempenho são os que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta e na diminuição de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, itens consideráveis na vida útil do caminhão”, observa Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil.
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente. No dia a dia, a ferramenta ajuda o transportador a melhorar a performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o trabalho em parceria e suporte com a rede de concessionárias.
Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo, instalados de fábrica nos modelos desde 2016. O sistema pode ser instalado em veículos fabricados a partir de 2012. No mundo são mais de 400 mil veículos comerciais conectados.
Nos últimos anos a Scania também trabalha para aumentar os benefícios de automação. O foco é oferecer modelos com capacidade de transmitir não apenas dados, mas também de informações e soluções a partir destes módulos de conectividade.
VOLKSWAGEN
Conectividade, gestão de serviços sob medida, planos de manutenção para todas as necessidades, assistência 24 horas e uma rede de concessionários distribuídos pelo país são os pilares do Volkscare, a nova estrutura de atendimento ao cliente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O principal objetivo é auxiliar o proprietário ou frotista de veículos VWCO a incrementar a produtividade, eficiência e rentabilidade do seu negócio. Os serviços estão disponíveis para todos os modelos fabricados pela marca no Brasil.
Uma das principais novidades do novo modelo de atendimento é o uso de dados de conectividade RIO, a empresa de soluções digitais do Grupo TRATON. O foco em desempenho, segurança e telemetria captura dados dos veículos e os transforma em informações para o gestor. A plataforma é baseada em nuvem e analisa informações em tempo real. É flexível, oferecendo liberdade para contratar ou cancelar os serviços.
O cliente pode escolher entre quatro pacotes de serviços. Dentre eles, o Essentials. Gratuito, reúne dados operacionais como velocidade média, distâncias percorridas, consumo médio e posição dos veículos. As informações são atualizadas a cada 15 minutos e armazenadas pelos últimos 10 dias, formando a base para a gestão inicial da frota. Os demais são pagos: Geo, Advance e Security.
A plataforma digital também abriu espaço para a inclusão de outro serviço: o Gestão de Serviços Sob Medida. Trata-se de uma consultoria especializada e focada nas necessidades de cada cliente, que utiliza as informações obtidas por meio da plataforma RIO para gerar oportunidades de crescimento, economia e oferecer serviços personalizados. Por meio do Volkscare, são oferecidas quatro opções de contrato de manutenção sob medida.
VOLVO
Com mais de 55 mil caminhões conectados na América Latina, o Grupo Volvo consolidou, no ano passado, crescimento perto de 35% nos planos de Manutenção Inteligente no Brasil. O serviço utiliza dados de telemetria para qualificar e programar manutenções nas concessionárias de forma antecipada.
A partir de informações enviadas pelos veículos, o sistema de telemetria remota avisa a fábrica sobre a necessidade de manutenções preventivas. “Conseguimos alertar os clientes para programar serviços com antecedência, mantendo a frota em dia com a manutenção e, assim, evitar paradas não planejadas”, observa Deise Kindinger, gerente de desenvolvimento de serviços Volvo.
Lançado em 2000, o Dynafleet é um suporte no acompanhamento logístico de frotas, fornecendo dados em tempo real da operação dos caminhões da marca. Também permite o acompanhamento individualizado da condução de cada motorista, apontando oportunidades de melhoria para uma direção mais segura e econômica, com o treinamento dos condutores sendo efetivado pela Rede Volvo a partir dos dados indicados pela plataforma.
Outra função de conectividade disponível em caminhões Volvo é o VAS on call. Em caso de emergência mecânica, basta o motorista apertar um botão no painel para falar, mesmo sem celular, com a central de atendimento Volvo Atendimento Rápido (VOAR), dentro da fábrica da marca em Curitiba (PR). O sistema envia à equipe os dados do veículo e os registros de falha, facilitando o diagnóstico remoto.
Recentemente lançado, o aplicativo Eu Rodo Seguro é uma ferramenta de gestão de risco de acidentes nas rodovias federais brasileiras. Evolução do Portal Atlas da Acidentalidade no Transporte, a ferramenta objetiva contribuir com a redução do número de mortos e feridos. O App emite alertas sonoros quando o motorista estiver se aproximando dos trechos com maior risco de acidentes nas rodovias federais. Seu uso é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS, nas lojas Google Store e Apple Store. Trabalha em conjunto e paralelamente com o navegador GPS utilizado pelo motorista e funciona offline.
IVECO
Uma das mais recentes novidades no meio virtual é o Iveco Connect, sistema de telemetria e conectividade inteligente que agrega, em uma única ferramenta, importantes funções. O sistema monitora, minuto a minuto, o desempenho, as funções e até o comportamento do motorista ao dirigir.
A central, localizada no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), monitora 24 horas por dia, sete dias na semana, as informações recebidas pelos dispositivos, e é responsável por antecipar a demanda dos clientes em um eventual problema com o produto, contatando o motorista e sugerindo soluções. O objetivo da marca é proporcionar a redução de custos, um melhor gerenciamento da frota e estar cada vez mais próxima e conectada com os clientes.
MERCEDES
Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. O portfólio de soluções se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, o sistema de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia. “O Novo Actros não existe sem serviços e conectividade”, define Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O Mercedes-Benz Uptime, exclusivo para o Novo Actros, reúne ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores, fazem a gestão da manutenção e evitam paradas não programadas. Para isso, o MB Uptime utiliza ferramentas dos Planos de Manutenção e do sistema de gestão de frota Fleetboard.
O sistema Habbl (lê-se Hábil) é uma plataforma digital que oferece uma visão geral de todos os processos de logística e transporte. Ela permite que o gestor gerencie os dados e se comunique com todos os participantes do processo. Os benefícios da ferramenta incluem controle preciso ao longo de todas as tarefas envolvidas nas viagens, bem como uma visão exata dos veículos, incluindo atual posição, rotas agendadas e arquivo dos trajetos. Os transportadores veem os dados num painel e podem usar as informações para replanejar e reagendar viagens.
O Serviço Dedicado Conectado acaba de agregar um consultor externo para ajudar o cliente na gestão da frota. O Total Mobility trabalha com foco em indicadores de manutenção, como quebra por km, quilometragem média rodada entre falhas ou avarias, custo por km, disponibilidade da frota, desempenho de consumo, nota do motorista x tipo de operação, disponibilidade de peças e principais itens de desgaste. Os relatórios customizados sugerem melhorias para cada indicador. Com o Novo Actros, a montadora ainda lançará aplicativos inéditos para o dia a dia do motorista.