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Foto EDP, Divulgação

Veículo consolida investimento superior a R$ 10 milhões da EDP em mobilidade elétrica para o transporte coletivo

Empresa de energia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, a EDP desenvolveu o primeiro ônibus elétrico brasileiro totalmente movido a energia solar. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o modelo é equipado com um banco de baterias que garante autonomia de 300 quilômetros no transporte do veículo. Com investimento de R$ 4,850 milhões, o projeto-piloto teve a parceria da Universidade Estadual Paulista.

O veículo, projetado pela área de pesquisa & desenvolvimento da usina, está sendo utilizado no transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, no Ceará, onde fica a usina térmica da EDP. Para realizar o percurso de 70 km, o veículo consome a energia armazenada no banco de baterias.

A recarga é feita no estacionamento da empresa, utilizando um carport montado com placas solares. Para isso, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição. As placas carregam as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens.

O veículo, com chassi BYD e carroceria Marcopolo, é operado diariamente pela Gertaxi, que realiza o transporte dos funcionários até a usina. Antes de iniciar os testes, a EDP e os parceiros promoveram treinamentos para capacitar motoristas quanto ao sistema do veículo e características peculiares, como a distribuição da carga de energia elétrica. “A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no país e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

A segunda fase do projeto inclui a aplicação, no teto do veículo, de filmes fotovoltaicos orgânicos, compostos por células capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. Por sua flexibilidade, a tecnologia permite a instalação em diversos locais e superfícies, como janelas, móveis, portas e paredes. As células no teto do ônibus serão testadas nas condições climáticas existentes no Nordeste com a finalidade de abastecer parte do consumo dos serviços no interior do ônibus, como o carregamento de celulares e outros periféricos tecnológicos.

 

Grande potencial de desenvolvimento

O projeto da EDP de um ônibus 100% elétrico abastecido por energia solar reforça o investimento da companhia no segmento do transporte coletivo. Outro projeto-piloto da empresa, em parceria com a VIX Logística, do Grupo Águia Branca, desenvolveu um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. O objetivo é contribuir para a melhoria do transporte coletivo no Brasil com a redução da emissão de gases poluentes.

A frota atual brasileira tem cerca de 500 mil ônibus. Dentro do mercado de mobilidade elétrica, o segmento de ônibus elétricos é o que possui o maior potencial de benefícios socioambientais, retorno financeiro e oportunidades no setor de energia.

A iniciativa no Espírito Santo, com duração de cerca de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões, foi contemplada na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto-piloto é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que possibilitará a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Atua nos mercados de transmissão, comercialização e serviços de energia. Em distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina.

 

Mecânica do ônibus elétrico solar

Quantidade de motores: dois
Potência do motor: 110kW/148cv
Torque de 2x56KGFM: 10 mil rotações por minuto

Dimensões da carroceria

Comprimento: 12.900mm
Largura externa: 2.600mm
Largura interna: 2.480mm
Altura externa com ar condicionado: 3.750mm
Altura interna: 1.930mm
Capacidade de passageiros: 44
Modelo: Viaggio 1050 Clp

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