Crédito
Foto Divulgação
Tecon Santa Clara completa quatro anos com média de crescimento anual de mais de 50%
O transporte fluvial de contêineres vem atraindo cada vez mais empresas na Região Sul do Brasil. Ao completar quatro anos em outubro, a operação da Wilson Sons no Tecon Santa Clara, na cidade de Triunfo (RS), apresenta crescimento médio de 56% ao ano. A unidade opera integrada ao terminal de contêineres da Companhia no Porto do Rio Grande e oferece solução multimodal aos setores produtivos locais.
Resinas, madeira, produtos químicos, frango congelado, borrachas e utensílios domésticos representam 80% das mercadorias que passam pelo Tecon Santa Clara. Apesar da pandemia que impactou a comercialização de alguns produtos, foram movimentados 20.165 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) no terminal, de janeiro a setembro deste ano, alta de 11% ante o mesmo período de 2019.
A operação entre o Tecon Santa Clara e o Tecon Rio Grande é a que mais movimenta cargas em contêineres por via fluvial no Brasil, de acordo com o ranking do Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Entre outubro de 2019 e setembro deste ano, 8% dos TEU movimentados no terminal do Porto de Rio Grande são provenientes da navegação interior. “Com o transporte fluvial, conseguimos desenvolver projetos logísticos mais competitivos do ponto de vista financeiro, que oferecem menos risco de acidentes e avarias para as cargas, além de contribuir com a diminuição de emissão de gases do efeito estufa”, avalia Paulo Bertinetti, diretor presidente do Tecon Rio Grande.
Nesses quatro de anos de operações, o terminal já transportou mais de 126 mil TEU. Entre os serviços disponibilizados aos clientes, está a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém, os quais podem ser distribuídos fracionados ou completos nos seus destinos.
Resultado de parceria entre a Wilson Sons e Braskem para reativar as operações no píer IV do Terminal Santa Clara, em 2016 este acordo marcou a retomada do transporte de contêineres pelo Rio Jacuí, entre Triunfo e o Porto do Rio Grande. O Tecon Santa Clara tem capacidade de 100 mil TEU, está a 360 km do Porto do Rio Grande, em uma região com grande potencial no Rio Grande do Sul, com mercado estimado de 180 mil TEU em um raio de 120 km.