Crédito
Foto Mercedes-Benz, Divulgação

Veículos Sprinter serão convertidas em bases móveis para operações da parceira Speedbird Aero

A Mercedes-Benz Vans fechou parceria no Brasil com a Speedbird Aero, empresa pioneira em desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados para realizar o transporte e a entrega de produtos, tendo como base móvel da operação a Sprinter Furgão. A parceria de três anos consiste em converter os veículos Sprinter em bases móveis denominadas “droneports” para as operações da Speedbird Aero, que permitirá uma integração completa do modal aéreo não tripulado com o terrestre.

O projeto se iniciou com a aquisição de um Furgão Street 314 Teto Alto no final de 2020, que atualmente encontra-se em transformação para incluir toda a infraestrutura do centro operacional, onde será realizada a operação dos voos e as respectivas entregas, assim como ser a área de pouso e decolagem dos drones. “Esta parceria proporcionará mais uma modalidade de entrega de forma totalmente tecnológica”, destaca Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

A Mercedes-Benz Vans oferece todo o suporte à Speedbird Aero: desde consultoria técnica na transformação de um veículo Furgão em “droneport”, passando pelo empréstimo de uma Sprinter Passageiro para a logística dos colaboradores da startup e, também com o apoio necessário para realização dos projetos pilotos com laboratórios e empresas de delivery de comida, visando garantir a operação das entregas dos produtos com segurança. “A Sprinter é o veículo com as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo. Hoje, temos drones com capacidade de até oito quilos de carga útil e autonomia que vai de 2,5 até mais de 100 quilômetros. Futuramente, novas opções serão disponibilizadas”, ressalta Manoel Coelho, cofundador da startup. Nos próximos meses, a implementação de um centro operacional da Speedbird Aero dentro da Sprinter Mercedes-Benz marcará o primeiro resultado desta parceria logística pioneira entre uma montadora e a empresa de drones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here