Mercado de aviação executiva segue aquecido

Operadora brasileira de negócios e comércio internacional, a Timbro registrou, no ano passado, aumento de 161% na importação de aviões e helicópteros

Redação Transpodata

Foto Divulgação

A Timbro, operadora brasileira de negócios e comércio internacional, registrou, no ano passado, o seu melhor resultado em volume e faturamento na importação de aeronaves. Em negócios, a unidade de importação de aviões e helicópteros da companhia cresceu 161% sobre 2021.

A alta é atribuída à maior diversificação de modelos de aviões e helicópteros buscados pelos clientes. A demanda para trazer ao país jatos de médio e grande porte, inclusive com capacidade de operar internacionalmente, aumentou em 2022 e segue em 2023. “No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, entregamos um modelo Bombardier Global 6000, avião para 18 ocupantes e autonomia de 11 mil quilômetros”, explica Pedro Ferreira, head de aviação da Timbro.

O movimento também ocorre com asas rotativas. Em 2022, a Timbro entregou cinco vezes mais helicópteros do que em 2021 e teve faturamento 60% superior neste segmento, com clientes demandando a importação de modelos topo de linha. Como exemplo, o Bell 429 biturbina, mais confortável e, por ter duas turbinas, mais seguro e com alcance maior.

Segundo Ferreira, a diversificação de modelos é efeito do alto volume de entrantes na categoria durante a pandemia. Para o executivo, o ano de 2022 e os primeiros meses de 2023 mostraram que o mercado de aviação executiva está mais maduro, pois os clientes que compraram sua primeira aeronave na pandemia, quando optaram por aviões e helicópteros menores, agora querem renovar a frota com modelos maiores e mais modernos.

Nos últimos três anos, a empresa triplicou o time de profissionais especializados em aviação, que são 100% dedicados à importação de aeronaves. A área é responsável por todos os trâmites de importação, apoiando o comprador na estruturação da operação, busca pela melhor solução de crédito, gestão da aquisição, entrega no exportador, traslado e nacionalização da aeronave junto aos órgãos competentes. Há 13 anos no mercado, a Timbro consolidou, em 2022, faturamento bruto de R$ 11 bilhões, tem mais de 350 colaboradores e mil clientes ativos.

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