Crédito

Foto Marcopolo, Divulgação

Modelo será comercializado em todos os mercados da América Latina

Os operadores de transporte rodoviário da América Latina já podem elevar ainda mais os padrões de segurança, conforto e eficiência das rotas nacionais e internacionais. A Marcopolo acaba de lançar o primeiro ônibus rodoviário com a tecnologia ERV (Espelho de Reflexão Virtual). Disponível para todos os modelos Paradiso New G7, ela proporciona visibilidade ampla, sem os tradicionais pontos cegos, garantindo mais segurança aos passageiros e melhor dirigibilidade e menor estresse ao motorista.

O sistema é composto por câmeras externas de vídeo de alta definição, instaladas em posições estratégicas para proporcionar a máxima visibilidade para o condutor em quaisquer situações – dia e noite claros, com chuva, cerração ou neblina e também durante as manobras de estacionamento. De acordo com Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de Engenharia, a equipe da empresa realizou um estudo para a definição do melhor posicionamento de câmeras na carroceria. “O estudo apontou as posições ideais que eliminam os tradicionais pontos cegos e de visibilidade reduzida ou não clara. Assim, o motorista pode dirigir com mais segurança, tranquilidade e menor estresse, sobretudo em situações críticas ou difíceis, como debaixo de chuva e à noite”, acrescenta Casado.

O sistema possui duas câmeras externas que captam as imagens em tempo real e com alta definição, e são visualizadas pelo motorista em duas telas posicionadas dos lados esquerdo e direito no cockpit do veículo. O controle é acionado no painel de instrumentos, com opções para dia, noite, lados esquerdo e direito, e movimentação em ângulo de até 90 graus para visualizar todo o espaço ao longo das laterais do ônibus.

A tecnologia também resultou na mudança de posição do suporte externo das câmeras dos lados esquerdo e direito, o que proporcionou redução no avanço do conjunto para a frente do veículo, diminuindo dimensões totais e facilitando em manobras em locais de espaço reduzido. “Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, conciliando ganhos de manobrabilidade e aerodinâmica”, destaca André Lucena Perondi, coordenador de Design.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here