Iveco quer ampliar liderança no segmento de leves e se prepara para acelerar crescimento no Brasil

Mais motivada e ágil sob comando do presidente Marcio Querichelle, montadora antecipa versão Euro 6 da Daily e acerta os ponteiros com sua identidade de fabricante de caminhões e não mais como uma unidade dentro do Grupo CNH Industrial.

Com 6,62% (7.638 caminhões vendidos até novembro de 2021) de participação no mercado total de caminhões, a Iveco, agora sob o comando Marcio Querichelle, um presidente mais carismático e, certamente, mais competente, vem mostrando que tem plenas condições de crescer no Brasil.

Suas tentativas anteriores não surtiram bons resultados, a rede de revendas não estava motivada com os rumos da empresa, mas agora há claros sinais que a Iveco, finalmente, vai ganhar musculatura no País como já tem em outros mercados sul-americanos, particularmente na Argentina onde lidera em diversos segmentos.

A primeira grande vitória de Querichelle foi convencer a cúpula dos italianos, inclusive os mais teimosos, que Iveco teria que voltar a ser Iveco, uma respeitada fabricante de caminhões e chassis de ônibus no Brasil, e não apenas um apêndice da CNH Industrial. Aquilo foi um equívoco desastroso que, agora, Querichelle, com amplo apoio de sua equipe, particularmente Ricardo Barion, diretor comercial, consertou.

Cada montadora tem sua maneira própria para lidar com estatísticas de vendas de produtos. Barion, da Iveco, diz que o modelo mais leve da marca, a Daily, lidera seu segmento com 35,4% de participação. Contudo, pelos dados da Fenabrave, que são mais completos, esse segmento acima de 2,8 toneladas é folgadamente liderado pela Hyundai HR que emplacou 2.594 unidades de janeiro a novembro deste ano. Em segundo lugar vem o VW Delivery Express com 2.236 unidades, em terceiro vem o Kia Bongo, 2.180 modelos emplacados e, em quarto, vem o modelo da Iveco com 1.981 sendo perseguido de perto pela Renault Master e Peugeot Expert, 1.971 e 1.969 unidades respectivamente.

Mas Barion não está inventando nada, muito menos sendo leviano. Ele apenas usa um critério diverso do oficial e computa os dois modelos que a Iveco tem neste segmento: Daily 35-150 e o Daily 30-130 (uma versão mais leve e mais simples, conhecida como “city” e que também vende muito bem). Somando os dois modelos, de fato, a Iveco lidera mesmo esse competitivo segmento com 2.636 veículos emplacados.

Nesta virada de ano, os leves entre 2,8 e 3,5 toneladas terão que ser produzidos com motorização Proconve 8 (ou Euro 6 para quem prefere sigla europeia). Os demais caminhões (mais pesados) a legislação prevê para atenderem a nova legislação ambiental a partir de janeiro de 2023.

A Volkswagen foi a primeira a se antecipar ao anunciar que seus modelos Delivery Express (que, aliás, vem com a mesma motorização da Daily, o motor FPT F1C) já estão prontos para atender a nova legislação. Agora foi a vez da Iveco que, valendo-se do mesmo motor, rebatizado de FPT F1C MAX, anunciar que a partir da virada do ano já terá as novas Daily prontas para atender a nova legislação.

Como a nova tecnologia, naturalmente, traz aumento no preço dos produtos, a Iveco aproveitou para agregar à Daily novos atributos para ampliar o conforto, o espaço e melhorar, também, o desempenho. O novo motor FPT traz ganho de potência (de 150 cv nos modelos anteriores, passa agora para 160 cv) e, além de emitir bem menos partículas, é também notoriamente mais silencioso. A engenharia da Iveco garante que também é mais econômico em 6% do que a geração anterior (já, nos ajustes feitos pela engenharia da Volks, no mesmo motor, a economia chega a até 5%).

Iveco e FPT, empresas da mesma família, calibraram o motor para o mercado nacional. Diz Querichelle “não foi apenas trazer o motor da Itália e colocar sob o capô, fizemos uma ampla engenharia local para torná-lo adequado às operações no País e, inclusive, para funcionar muito bem com o tipo de combustível que temos no Brasil”.

O modelo Iveco Daily 35-160, o mais vendido da marca, foi o primeiro a ganhar versão Euro 6. A engenharia da Iveco aproveitou para redimensionar o chassis para 5 mm e, com isso, ganhar capacidade de carga extra de 200 quilos (PBT Técnico) comparado à versão anterior, chegando a 4.400 kg.

Para Bernardo Brandão, diretor de marketing e de Produto da Iveco, o projeto resultou em um modelo “mais redondo” para a necessidade do cliente: “privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir como se estivesse em um automóvel”.

No design, a nova grade frontal é a mesma da versão europeia, o que deixou a 35-160 ainda mais atrativa. O novo painel TFT apresenta novos grafismos no quadro de instrumentos e a tela colorida de LCD central, de 3,5 polegadas, conta com funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes aos sistemas mais modernos que equipam os automóveis. O controle é realizado por meio de comandos no volante.

Os novos bancos foram desenhados para aprimorar o conforto com assento maior, novos apoios de cabeça, com destaque para a ergonomia, novos tecidos e novas espumas. Os bancos trazem mais regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir. Uma série de porta-objetos, e um novo compartimento com 80 litros embaixo do assento do passageiro, oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences.

A segurança também incorpora itens comuns a veículos premium: · TPMS – gerenciamento de pressão de pneus; Auto-Headlight – farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade; Rain-Sensor – sensor que regula a velocidade do limpador de para-brisa automaticamente, de acordo com a intensidade da chuva e faróis com função cornering – a luz de neblina acende automaticamente, com foco para o trajeto do veículo, inclusive na curva, para auxiliar na visibilidade do motorista.

O novo motor da FPT ganhou cavalagem e musculatura. O propulsor de 3,0 litros e 160 cavalos de potência evoluiu em torque, com 380 Nm, com injeção eletrônica Common Rail e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). O cárter também mudou e foi ampliado para 9,3L, 34% a mais que a versão anterior. Essa força extra possibilitou que a montadora alongasse a relação de eixo do Daily.

“Esse é o motor mais avançado que já equipou a linha Daily com redução de 50% no número de paradas para revisão programada, já que graças ao novo cárter estendemos o intervalo de manutenção de 15 para 30 mil quilômetros. Destaco também a redução de até 6% no consumo de combustível e o tanque de Arla que pode rodar até 40 mil quilômetros sem necessiidade de reabastecimento”, acrescenta Brandão.

Para validar o novo produto, a Iveco fez uma bateria de avaliações que somaram 100 testes físicos, 50 testes virtuais, mais de 1 milhão de quilômetros rodados e cerca de 750 colaboradores trabalhando, direta ou indiretamente, somando 260 mil horas de engenharia. De acordo com a Iveco, todo processo de desenvolvimento foi validado por clientes que testaram o Daily em condições reais de operação.

Se em janeiro os Daily 35-150 já estarão disponíveis nesta versão nas revendas da marca, em abril será a vez da versão mais simples, a Daily “City” 30-160. Já as versões para 4 e 6,5 toneladas chegaram, pelas regras do Proconve P8, a partir de janeiro de 2023 (quando todos os caminhões no Brasil terão que ser produzidos de acordo com a nova legislação).

Para Ricardo Barion, diretor comercial da montadora, com esse lançamento a Iveco busca manter e ampliar a liderança neste segmento. “O segmento de leves representa 18% do mercado total de caminhões. Hoje somos líderes na categoria chassi-cabine e, somente no segmento de 3,5 toneladas chassi-cabine, temos uma participação de mais de 35% nessa fatia de mercado”.

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