Novo produto está ligado às operações de comércio exterior, segmento que cresceu 13% no ano passado

Redação TranspoData

Foto Grupo Olivo, Divulgação

O Grupo Olivo, com sede em Siderópolis (SC), apresenta mais um produto destinado às operações logísticas no segmento pesado, o porta-contêiner. “Estamos ampliando a oferta para atender mais segmentos de mercado. De forma especial, o de comércio exterior, que está em franca expansão”, justifica Clauber Hipolito, gerente comercial do fabricante.

O implemento está dimensionado com 16 engates: 12 para transportar contêineres de 40 pés e quatro engates para acomodar unidades de 20 pés. O produto pode ser acoplado em caminhão-trator com tração 4×2 e 6×2. “Dessa forma, cobrimos um leque maior de operações logísticas”, explica Hipolito.

As vigas são em perfil em “I”, de aço de alta resistência, com travessas em perfil em “U” interligadas. O pino-rei é flangeado, de duas polegadas, de acordo com a norma NBR 5548.

O conjunto de suspensão é mecânico, do tipo balancim, sem necessidade de lubrificação, com suportes de mola estampados em aço estrutural, braços tensores fixos e reguláveis e molas semielípticas de 13 toneladas.

O sistema rodante é composto por eixos tubulares com capacidade técnica de 13 toneladas, freios a ar, tambor 16 de 1/2” x 8” com ABS e duas linhas, serviço e emergência, conferindo mais segurança à operação. As rodas, em número de 13, são em aço de 8,5” x 22,5”. O porta-contêiner tem sua superfície preparada com jato de granalha e pintura em tinta PU com dupla função: preservação contra intempéries e acabamento. O produto dispõe de sistema elétrico com luzes 100% de LED como equipamento de série.

O segmento de porta-contêiner está em crescimento. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, no ano passado foram emplacadas 3.067 unidades, alta de 13% sobre o exercício anterior. Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, no primeiro trimestre de 2023, o quarto produto mais movimentado nos portos brasileiros foi o contêiner. “É um implemento que faz parte dessa logística de movimentação. O crescimento da demanda estimula a entrada do Grupo Olivo nesse segmento de mercado”, ressalta.

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