Viações Cometa, Catarinense e 1001 são as primeiras a adotar a ferramenta digital

Leandro Duarte, Grupo JCA/Divulgação

Da Redação Transpodata

Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que há mais celulares que habitantes no país – 242 milhões de smartphones para 214 milhões de pessoas. Dentre os aplicativos que facilitam o dia a dia dos usuários, o WhatsApp se destaca e está presente na tela de 99% dos celulares, de acordo com o levantamento da MobileTime em parceria com a Opinion Box. A pesquisa aponta ainda que o software é o preferido de 80% dos brasileiros para se comunicarem com marcas.

É nesse panorama que o Grupo JCA, detentor de marcas do transporte rodoviário como viações Cometa, Catarinense e 1001, disponibiliza mais um canal digital de vendas de bilhetes, dessa vez no WhatsApp. A ferramenta utiliza uma interação totalmente via chatbot e faz parte da estratégia do grupo para ampliar as formas de atendimento a usuários em ambientes online. “A intenção é ofertar aos usuários e clientes em potencial soluções na palma da mão para que fechem suas viagens com ainda mais comodidade e rapidez. Atualmente, boa parte do nosso relacionamento com passageiros, incluindo atendimento para esclarecer dúvidas, consultas e compras, já é realizado somente via plataformas digitais. A partir da implantação desse novo canal, esperamos ampliar ainda mais esse quantitativo e aumentar nosso índice de vendas online”, conta Leandro Zulião, diretor Operacional e Comercial do Grupo JCA.

Funcionamento do novo canal

Cada uma das empresas terá seu número próprio de atendimento. Toda a interação será realizada via chatbot, com respostas direcionadas de acordo com o que for solicitado. A conversa permite ao cliente visualizar as rotas operadas pelas empresas, consultar horários de partida e chegada dos ônibus a partir do dia selecionado, poltronas disponíveis para compra, além de finalizar a reserva da viagem. Neste primeiro momento, as compras podem ser confirmadas por meio de pagamento via PIX e com, no mínimo, dois dias de antecedência.

Novas características podem ser adicionadas à ferramenta com o passar do tempo e a depender das demandas dos usuários nas interações. “A ideia foi construir uma experiência que resolvesse uma solicitação de ponta a ponta. Ou seja, o cliente consegue fazer uma simples consulta e já pode garantir ali mesmo a passagem. É natural que recebamos outros pedidos dentro dele. Isso nos ajudará a entender que novas funcionalidades podemos adicionar ao longo do tempo, mas sem abrir mão da resolutividade dentro do mesmo canal, que é a essência do projeto”, completa Zulião.

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