Modelo chassi chega em duas versões, com peso bruto total de 3,5 ou 4,7 toneladas

Roberto Hunoff

Fotos Ford Pro, Divulgação

A Ford Pro inicia, em setembro, a venda da Transit Chassi, nova versão da van que amplia a gama de aplicações da linha. Com esse lançamento, a marca dá mais um passo para a expansão do seu negócio de veículos comerciais, que dispõe de estrutura completa de engenharia, manufatura, venda e pós-venda. A Transit Chassi chega com preço de R$ 260 mil na versão de 4,7 toneladas e de R$ 273 mil na versão de 3,5 toneladas. Como exemplos de aplicação da linha, a Ford apresentou versões implementadas como centro de comando móvel, baú, carga seca, guincho plataforma e furgão equipado como ambulância.

De acordo com a empresa, o modelo vem mais equipado, oferece melhor preço e um custo de posse 25% menor que o principal concorrente. Também é a única do segmento a dispor de um modelo-base, com rodado duplo, capaz de atender duas aplicações: peso bruto total de 3,5 toneladas, dirigida com CNH B, e 4,7 toneladas, com CNH tipo C, facilitando a unificação da frota. “A Transit é a linha de veículos comerciais que mais cresceu nos últimos dois anos. Com a nova versão estamos entrando em mais um segmento importante do mercado, trazendo ao Brasil mais um produto para atender a versatilidade, robustez e durabilidade que o cliente comercial precisa”, explica Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul.

Robustez e versatilidade

A montadora indica que a Transit Chassi tem como características principais a robustez, a durabilidade e a versatilidade. Com peso bruto total técnico de 4,7 toneladas, capacidade volumétrica de até 21m³ e balanço traseiro ajustável, que permite comprimento total de 6,10 ou 6,60 metros, a van oferece duas homologações legais. A versão de 4,7 toneladas tem capacidade máxima de carga de 2.601 quilos e a de 3,5 toneladas carrega 1.401 quilos. “A oferta de duas versões a partir de um único produto base permite a unificação da frota para atender diferentes aplicações, como baú, carga seca, plataforma e serviços, dentre outras, com menor complexidade de peças e serviço, além de garantir maior robustez e durabilidade devido à capacidade técnica superior”, assinala Guilherme Lastra.

A Transit Chassi é equipada com a mesma motorização dos demais modelos da linha, o modelo 2.0 EcoBlue diesel, com potência de 165cv (@3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@1.750-2.750 rpm), e transmissão manual de seis velocidades. Dentre outros avanços, tem quatro válvulas por cilindro, turbo de geometria variável, correia de sincronismo banhada em óleo e utiliza óleo SAE 5W30 com trocas a cada 20 mil quilômetros. “A van também é a única da categoria com três modos de condução, que aproveitam o torque plano do motor para tornar a jornada do motorista mais eficiente, com menos trocas de marcha”, destaca Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto da marca.

O modelo chassi é o mais equipado da categoria. Vem de série com central multimídia Sync Move com tela de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, direção elétrica, ar-condicionado, comandos no volante, três modos de condução (eco, normal e escorregadio), travas e vidros elétricos. Os recursos de segurança incluem controles de estabilidade e tração, de torque em curvas, anticapotamento e de carga adaptativo, e estabilização de vento lateral.

Santos ainda destaca a ergonomia e o conforto para o motorista. Tem volante com ajuste de altura e profundidade, banco com três níveis de ajuste, bom espaço para as pernas e alavanca de marchas em posição elevada. A cabine tem compartimento para carregamento de celular com USB, vários porta-copos e porta-documentos.

Baixo custo operacional

A montadora sustenta que a Transit Chassi chega com custo total 25% inferior ao principal concorrente, considerando seguro, consumo de combustível, manutenção preventiva e corretiva e peças de colisão. Também é a única que vem com conectividade embarcada de fábrica integrada à arquitetura do veículo, sem custo adicional, que permite reduzir os riscos de ocorrências e paradas inesperadas.

Ainda facilita a gestão dos veículos com o aplicativo FordPass e o portal FordPass Pro para clientes frotistas. Estes sistemas incluem recursos como a localização do veículo, acesso remoto aos dados de consumo de combustível e odômetro, recebimento de alertas de funcionamento e geração de relatórios de indicadores para o negócio.

Novo segmento

A nova versão se junta à linha já formada pelos modelos minibus de 14+1 e 17+1 passageiros, vidrada, furgão de 10,7m³ e 12,4 m³ e E-Transit, furgão 100% elétrico que está sendo testado em um programa com frotistas. A indústria total de veículos comerciais leves acima de 6 m³ é de cerca de 40 mil unidades ao ano e os modelos chassi representam 25% do volume.

Esses modelos, por sua vez, se subdividem em versões de até 3,5 toneladas menores de cinco metros (3.500 unidades) ou maiores de cinco metros (3.500 unidades), e maiores de 3,5 toneladas com mais de cinco metros (3.000 unidades). A Transit Chassi atuará nos dois últimos subsegmentos.

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