Nenhum terreno é obstáculo para o seu negócio

A partir da necessidade de seus clientes, a Continental Pneus lança novo produto de uso misto para operações mais severas

A preocupação constante em apoiar seus clientes levou a Continental Pneus a entender as necessidades dos transportadores em operações severas, como nas atividades de cana-de-açúcar, mineração, construção civil e madeireira, mas que precisam também rodar no asfalto em curtas distâncias. Como resultado dessa estratégia, a fabricante alemã desenvolveu um pneu específico para esses frotistas que precisam que seus caminhões rodem, muitas vezes 24 horas 7 dias por semana, em terrenos pedregosos, rochosos e lamacentos com o mínimo de paradas.

Ao longo de mais de um ano, a Continental testou mais de 1.000 unidades em diferentes clientes. O resultado final é o lançamento do pneu de uso misto Conti HAC 3 para aplicação em todas as posições do caminhão e implementos rodoviários. Esse pneu foi apresentado durante a Fenatran, em São Paulo.

Até então, os pneus de uso misto oferecidos no mercado eram os mesmos que apresentam bom desempenho em atividades de severidade leve a média, mas que eram insuficientes nas rotas de severidade média para alta. Os transportadores desejavam um pneu que tivesse maior resistência ao picotamento e corte entregando uma maior quilometragem, pois os veículos nessas operações rodam com bastante peso em pisos agressivos.

Foi com foco nessa necessidade que a engenharia da Continental, com apoio dos centros tecnológicos da matriz, na Alemanha e nos Estados Unidos, chegou no desenvolvimento do Conti HAC 3.

Em comparação com o pneu antecessor, o resultado foi uma quilometragem final 20% superior e uma resistência ao picotamento 17% melhor. Os testes foram realizados em plantações de cana-de-açúcar, madeireiras e extração de minério e a validação foi feita em operações reais com caminhões de diversas capacidades de carga, como betoneiras, caçambas, bitrens e treminhões, entre outros.

O Conti HAC 3 é produzido na fábrica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia, e está disponível na medida 295/80R22.5. Em breve, este produto deverá ser ofertado também em outras medidas.

O desenvolvimento

Para aumentar a resistência a cortes e picotamento, os engenheiros trabalharam no desenvolvimento de um novo composto e no desenho da banda de rodagem com três sulcos, mais largos e com ranhuras mais robustas. Essas características garantem melhor tração ao caminhão e há também uma tecnologia para expulsão de pedras, o que ajuda a evitar danos à carcaça que prejudicam a sua utilização na segunda e terceira vida.

Para reduzir paradas para manutenção, como calibragem e consertos, e aumentar a disponibilidade do caminhão para o que interessa — produtividade e rentabilidade —, a Continental Pneus utilizou novas tecnologias. Entre elas está o Air-Keep Inner-Linner que permite uma retenção mais eficiente em até 50% da pressão de ar interna aliando a utilização de um novo composto no Inner-Liner (parte interna do pneu) a um inovador sistema de vulcanização. Rodando calibrado por mais tempo, o pneu colabora para um menor consumo de combustível, ganha durabilidade e a menor deformação da carcaça aumenta também a sua recapabilidade.

Sua carcaça foi desenvolvida para realmente resistir e inclui um pacote de cintas de aço à prova de cortes e um talão reforçado que impedem o desgaste irregular e ampliam a tração por meio da rigidez estrutural.

Rafael Figueiredo, gerente de produto, explica que o Conti HAC 3 veio para atender à necessidade das frotas que fazem parte do segmento misto de média a alta severidade, parte da estratégia da Continental Pneus que é desenvolver produtos para os mais diferentes nichos de mercado. “Desenvolvemos um novo pneu que superasse as características de pista nesse tipo de segmento. Além de toda a agressividade do solo em si, o pneu ainda tem que resistir a um alto peso durante a operação, por isso o Conti HAC 3 possui um conjunto de tecnologias que elevam sua performance’’

A tecnologia Air-Keep Inner-Liner e o inovador sistema de vulcanização garantem retenção de até 50% a mais da pressão de ar. Menor resistência ao rolamento permite menor consumo de diesel e reduz emissões de CO2

Para garantir maior resistência, rigidez e alcançar a maior durabilidade, a Continental Pneus trabalhou toda a estrutura do Conti HAC 3, o que inclui o desenvolvimento de um novo composto para carcaça, cintas de aço reforçadas e corda de aço para o talão mais estruturado, características que também garantem maior recapabilidade. Todas essas melhorias trabalhando em conjunto, mais a Air-Keep Inner-Liner, reduzem a deformação da banda de rodagem e das laterais do pneu, o que se traduz em menor resistência ao rolamento e, consequentemente, menor consumo de diesel e redução na emissão CO2.

Depoimentos de clientes
Durante o período de desenvolvimento e validação do novo Conti HAC 3, clientes de diferentes operações testaram os novos pneus. Confira a opinião de três deles, cada um com atuação em um segmento que exige pneu de uso misto.

Grupo Base

José Ramos, Grupo Base

Com mais de 600 caminhões, o Grupo Base, criado em 1984 em Salto (SP) e com operações ligadas à construção civil, é um dos parceiros da Continental Pneus. Cerca de 90% do que o Grupo comercializa depende de caminhões, que são essenciais na atividade e demandam cerca de 8.000 pneus rodando diariamente. José Ramos, gerente de frotas do grupo, destaca que a qualidade, a confiabilidade e a assistência na gestão e na manutenção de pneus são muito importantes. “Nós trabalhamos dentro de áreas com pedras, areia e aclives, mas precisamos também que os pneus possuam quilometragem no asfalto. A parceria com a Continental foi muito importante, porque precisávamos encontrar um pneu que conseguisse ser bom nas duas condições, daí a importância da tecnologia apresentada. Tínhamos um picotamento muito grande nos pneus que utilizávamos antes, mas agora estamos conseguindo realizar um maior número de reformas graças à redução de cortes e de perdas por morte prematura dos pneus”, declarou.

Plácido’s Transportes

Natal Antonio de Plácidos, Plácido´s Transportes

“Mesmo que um pneu seja um pouco mais caro, mas de melhor qualidade, eu prefiro pagar pela qualidade. Não adianta comprar um pneu barato e daqui a pouco ter que trocar. Esta é a opinião de Natal Antonio de Plácidos, sócio- fundador da Plácido’s Transportes, empresa criada em 1982 com o irmão Luiz Rogério de Plácido para atender a indústria de madeira, papel e celulose, cal e cimento, entre outras, em Itapeva (SP) e outras regiões do interior paulista. A companhia foi parceira no desenvolvimento do Conti HAC 3 e relaciona entre seus grandes benefícios a maior quilometragem e a maior resistência ao picotamento. Natal Antonio ressalta, ainda, a importância de a Continental conhecer em profundidade a operação madeireira para o desenvolvimento do pneu. “Os fabricantes entendem mais de performance do que a gente”, finalizou.

Usina Ferrari, Pirassununga

Julio Ferreira, Usina Ferrari

Fundada na década de 1950 em Pirassununga (SP), a Usina Ferrari conta com capacidade de moagem de 3,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Sua frota de 800 equipamentos, rebocados por cavalos mecânicos, gera o consumo anual de 600 pneus. “Na Usina Ferrari, a compra de um pneu começa pela parceria. Compramos pneus por custo por quilômetro, não por preço. Na aplicação canavieira, os maiores desafios são resistência ao picotamento da banda de rodagem, desgaste dos talões por uso excessivo dos freios e durabilidade em condições de estradas bastante agressivas. No pneu Continental para aplicação canavieira observamos desde o início dos testes que o sulco tem um formato piramidal para expulsão de pedras, o que evita o picotamento. Este novo pneu testado aqui está com uma projeção quilométrica 16% maior do que o produto antecessor para essa mesma aplicação”, explicou Julio Malvestiti Ferreira, supervisor de PCM e manutenção primária da Usina Ferrari.

Também é importante em uma parceria o trabalho de pós-venda, principalmente quando envolve pneu, produto que tem uma vida longa de, pelo menos, três anos em uma usina, e várias coisas vão acontecendo nesse período”, comenta Julio Malvestiti Ferreira, supervisor de PCM e manutenção primária da Usina Ferrari.

As tecnologias

Para desenvolver um pneu de uso misto para aplicações mais severas superior aos já existentes no mercado, mas sem perder as qualidades sobre o asfalto, a Continental Pneus contou com novas tecnologias para otimizar e aumentar a resistência da banda de rodagem, talões e carcaça. Conheça as principais inovações:

Banda com novos sulcos

Com 3 sulcos mais largos, acompanhados de uma lateral 3D e ranhuras mais robustas, a banda de rodagem desse novo produto possui maior resistência e poder de tração nos mais diversos tipos de solo. Contando ainda com a exclusiva tecnologia de expulsão de pedras (veja detalhe no centro do sulco), o Conti HAC 3 foi desenvolvido pensando em cada detalhe para oferecer maior desempenho quilométrico nesse tipo de segmento.

Estrutura mais rígida

Para atender o foco de du­rabilidade, e conside­ran­­do que os caminhões de atividades mais seve­ras transportam mais pe­so por estradas precárias, a estrutura da banda foi projetada para ser mais sólida, o que também garante maior resistência.

Composto

O composto especial empregado na banda de rodagem suporta operações mistas de alta severidade e aumenta a resistência do pneu Conti HAC 3 a cortes e picotamento. A tecnologia Air-Keep Inner-Liner (camada mais espessa com nanotecnologia) melhora a retenção de ar e reduz a oxidação da carcaça e cintas de aço.

 

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