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Foto VW Caminhões e Ônibus, Divulgação

Caixa V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades está disponível em quatro modelos

Os caminhões Constellation, da Volkswagen, chegam agora ao mercado com a nova transmissão automatizada V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades. O equipamento, disponível para os modelos 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360, estreia para tornar a família ainda mais competitiva, com foco em conforto, segurança e custo operacional. “Com a nova automação do trem de força, estamos maximizando a segurança, eficiência e disponibilidade dessa nova geração de produtos”, assegura Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os modelos podem ser utilizados em diversas operações, como tanque, baú e carga seca.

A nova geração de transmissão automatizada traz uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de milhares de informações precisas por segundo no sistema. A tecnologia propicia a troca mais rápida de marchas e a melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo a rodagem em topografias mais acidentadas. O acionamento das marchas é feito por meio de alavanca posicionada no console central.

De acordo com a montadora, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%, auxiliando no bem-estar do motorista. Outra vantagem apontada é a engenharia modular da transmissão, que proporciona manutenções mais rápidas e simples.

A nova transmissão vem acompanhada de um pacote de funcionalidades sob medida para reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional. As soluções disponíveis são Eco-roll, que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma controlada; sensor de inclinação, que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível; modo manobra, que controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando saída suave sem trancos; e assistente de partida em rampa. Vem, ainda, com o kick down. Com ele, ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha, aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagens seguras. Os modelos podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca.

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