As novidades apresentadas durante a Fenatran desse ano mostram que o setor de transporte será cada vez mais autônomo, conectado e eletrificado. Empresas destacam seus produtos e tecnologias para atender a essa demanda e proporcionar cada vez mais eficiência e economia para os transportadores.

A Meritor, por exemplo, destacou, o seu primeiro produto desenvolvido pela sua marca Blue Horizon, criada recentemente. Trata-se do eixo elétrico 14X , que já está sendo testado na matriz da empresa, situada em Michigan, nos Estados Unidos. O eixo conta com um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, liberando espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. O componente utiliza a carcaça de um modelo convencional, o que possibilita fácil integração com o veículo.

Desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o 14Xe foi desenvolvido para as versões 4×2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6×4 (Tandem), com capacidade de carga de 26 a 40 toneladas. Possui três faixas de motorização: 150, 180 e 200 kW.

Para o diretor de vendas e marketing, Kleber Assanti, a eletrificação de caminhões é uma tendência também para o mercado brasileiro e, em um futuro próximo, será essencial para caminhões que rodam em curtas e médias distâncias, com forte atuação em entregas urbanas.

“Quando a eletrificação se tornar realidade no Brasil nós já estaremos prontos para atender a demanda”, comenta o executivo. Assanti complementa que os eixos elétricos Meritor já estão incluídos em 16 projetos de desenvolvimento de veículos elétricos na América do Norte.

Outra novidade anunciada pela empresa é o seu ingresso no segmento dos fora-de-estrada através da aquisição da Axletech – que pertencia ao grupo The Carlyle.

A ZF também apresentou sua solução em eletrificação para veículos comerciais, o  AxTrax AVE, um eixo de tração elétrica, que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível, ou ser alimentado por bateria. A empresa também mostrou as suas soluções de mobilidade para aumentar a eficiência e segurança ao transporte e logística de cargas. De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, a empresa pretende investir globalmente mais de 12 bilhões de euros nas áreas de mobilidade elétrica e direção autônoma nos próximos cinco anos. Todos os investimentos em tecnologia da ZF são baseados no lema Vision Zero – zero emissões e zero acidentes.

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Porém, o destaque da empresa é a transmissão automática ZF PowerLine de oito marchas, inspirada na transmissão automática para veículos de passeio 8HP. A transmissão foi desenvolvida especialmente para atender o segmento de veículos comerciais (caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos) e traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle.

O conversor de torque da PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico.  A PowerLine pode ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.

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